Mostra de Telejornalismo dá início à 17ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande Comunicurtas UEPB

6 de dezembro de 2022

A 17ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB teve início na manhã desta segunda-feira (6) com exibição da primeira mostra competitiva: Tropeiros de Telejornalismo. A primeira sessão, realizada no auditório I da Central Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, foi para exibir as reportagens que concorrem nesta edição do festival. Ao todo, foram exibidas 10 produções de jornalistas das TVs locais, além de produtos audiovisuais independentes.

Diante de uma plateia formada por estudantes, professores e jornalistas, foram exibidas as reportagens “Tour Bananeiras Caminho do Frio”, e “Festival do Mel”, de Bruna Morais; “O Rei das Selas – a História de Zé Massu”, de Samara Maciel; “Menos de 1% da população indígena tem ensino superior na Paraíba”, de Silvia Torres; “Cinema da Liberdade” e Série Engenhos” de Hebert Araújo; “Músico Luthier e artistas plásticos”, de Daniel Rodrigues; “Conheça projetos audiovisual para telespectadores surdos”, de Vanessa Costa e Fabrício Diniz; “Moradia e deficit habitacional”, de Renata Fabrício, e “A Maratona dos Campeões”, de Dayvson Victor.

Aós a exibição, aconteceu um debate com a presença de alguns jornalistas e representantes das produções. Entre os jornalistas, participaram do evento, Vanessa Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Renata Fabrício da Rede Ita, e Rômulo Azevedo da UEPB. Paralelo a esse evento, aconteceu um debate no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) com os realizadores da Mostra Território Liberdade e Som da Serra de Videoclipes

Com a temática “Celebrando o Cinema Paraibano”, o 17º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB segue até o próximo dia 8, com exibição de produções da Paraíba e de vários estados do Brasil e até do exterior. Ao todo, foram selecionados 120 filmes, distribuídos nas mostras Brasil de Curta Metragem, Longas Nacionais, Tropeiros, curtas paraibanos; Tropeiros de Telejornalismo, Tropiques, Som da Terra, A Ideia É, Estalo e Território e Liberdade.

Este ano, o Festival acontece no Teatro Municipal Severino Cabral, no Cine São José, em projeções e debates no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) e na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), Departamento de Comunicação (DECOM) e realizado pela Ypuarana Cultural, Parque Tecnológico da Paraíba, Associação Moleka 100 Vergonha e demais parceiros, o Comunicurtas UEPB consiste na difusão e exibição de filmes e vídeos de curta e longas-metragens locais, regionais, nacionais e internacionais, das áreas de Cinema, Jornalismo e Publicidade. Além das exibições, o festival promove ainda, palestras, debates e oficinas.

Texto e fotos: Severino Lopes