Novos editais do PARFOR e UAB fortalecem a formação de professores, de agentes públicos e tecnólogos

11 de fevereiro de 2022

No dia 7 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial da União os editais 8/2022 e 9/2022 que abrem chamada para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e para a articulação de cursos superiores na modalidade a distância através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) vem desde o ano passado dialogando com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEEPB) e com alguns Departamentos da Instituição visando a oferta de novos cursos de graduação e especialização.

Um dos contatos estreitados foi com o Departamento de Letras e Artes, do Câmpus I. A pró-reitora e coordenadora da UAB/UEPB, professora Vaneide Lima Silva e a chefe do Departamento, professora Gilda Carneiro Neves Ribeiro, têm conversado e se empenhado na formação de um núcleo estruturante docente e na construção do Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Letras Espanhol, para ser ofertado na modalidade a distância. Tanto o Estado como os polos de atendimento que atualmente recebem cursos da UEPB mostraram forte interesse na licenciatura.

O mesmo diálogo vem sendo feito com a SEEPB que procurou em 2021 a UEPB para a implantação de novos polos de apoio presencial de ensino a distância e a oferta de cursos que atendam às necessidades de formação de professores para atuarem nas escolas do Estado. Cursos como Licenciatura em História, Geografia, Letras Espanhol e Letras Inglês são os mais solicitados dentre os coordenadores de polo do Estado. A PROEAD também vem mantendo contato com o Departamento de História em Campina Grande (Câmpus I) desde o ano passado.

Visando manter a comunidade acadêmica informada sobre suas ações, a PROEAD ressalta que continuará buscando o diálogo com os departamentos da Instituição que tenham interesse nessa parceria, que visa formar professores que não possuem licenciatura em sua área de atuação nas escolas públicas de educação básica da Paraíba e que, por estarem trabalhando durante a semana, poderão fazer sua graduação na modalidade a distância ou em regime especial presencial aos sábados, como são oferecidos os cursos pelo PARFOR.

Nesse primeiro momento, a coordenadora do PARFOR/UEPB professora Shirleyde Alves dos Santos, reforça a importância de um diagnóstico profundo das necessidades da rede de ensino estadual. Através de conversas já iniciadas com a SEEPB, a professora Shirleyde espera em breve ter o retorno dos cursos que mais necessitam de professores formados para que a PROEAD possa participar dos editais do Ministério da Educação.

A pró-reitora Vaneide Lima, reitera à importância da oferta de novos cursos, além daqueles já oferecidos pela PROEAD ao longo dos últimos anos. “Não é que não queiramos mais oferecer vagas para os cursos de Pedagogia ou Educação Física pelo PARFOR. Vamos atender à demanda que os Estado têm nos feitos ao longo dos últimos meses e, se possível, reabrir novas turmas desses cursos em campus que não foram contemplados anteriormente e que atendam outras regionais de ensino e consequentemente outros municípios, como é o caso do campus de Araruna”, disse.

Também dentro do mesmo edital da UAB há uma segunda fase que propõe a oferta de cursos voltados para a formação de tecnólogos, especializações pelo Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e cursos que visem a formação de agentes públicos para atuarem na administração pública federal, estadual e municipal. A PROEAD pretende apresentar inicialmente proposta para renovação do curso de Bacharelado em Administração Pública e abertura do curso de Gestão Pública Tecnológico.

Texto: Carolina Cavalcanti