Pesquisa propõe analisar condições e qualidade de vida no trabalho junto aos servidores da Universidade

16 de maio de 2022

A pesquisa “Condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho” avaliará a percepção das condições de trabalho e suas relações com indicadores da saúde psíquica em docentes e funcionários técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os resultados poderão servir de critérios e subsídios para fundamentar o planejamento de políticas e ações da gestão de pessoas no ambiente universitário.

Coordenada pela professora Silvânia da Cruz Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS), a pesquisa será realizada em colaboração a um projeto mais amplo, desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que dará seguimento ao teste e construção do Modelo Coletivo de Qualidade de Vida no Trabalho, aplicável aos ambientes universitários.

Segundo a professora Silvânia, “focalizar o ambiente universitário é importante na conjuntura atual em que há demanda por gestões mais profissionais e científicas, o que por sua vez, é coerente com a modernidade e especialização técnico-científica esperadas para elas”, disse a docente. Ela acrescenta que a análise também importa para fazer frente aos problemas vividos pelos servidores públicos no desenvolvimento de suas atividades, problemas nem sempre equacionados adequadamente, que conduzem o aumento de afastamentos no trabalho por adoecimentos psíquicos.

A pesquisadora explicou que todos os professores e funcionários técnicos administrativos da UEPB receberão, por meio dos seus e-mails institucionais, um convite para participar da pesquisa e um link contendo os questionários a serem respondidos. A pesquisa está registrada no Comitê de Ética em Pesquisa da UEPB e será disponibilizado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para os respondentes atestarem sua voluntariedade de participação na pesquisa.

As questões são objetivas e a pesquisadora recomenda marcar a resposta que melhor expressa seu sentimento ou opinião. Servidores que concordarem em participar da pesquisa, podem responder aos questionários clicando no endereço: https://pt.surveymonkey.com/r/ZNM9285.

Dúvidas sobre a pesquisa podem ser dirimidas pelo Whatsapp, (83) 9994-1665. Quem desejar, pode procurar o Comitê de Ética da UEPB pelo telefone (83) 3315-3373 ou via e-mail: cep@setor.uepb.edu.br.

Texto: Juliana Rosas