Pesquisadora encerra seminário sobre energias renováveis do Mestrado em Desenvolvimento Regional

29 de setembro de 2023

Foi encerrado na tarde desta sexta-feira (29), o “Seminário Energias Renováveis, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento”. A programação, que marcou o início do semestre 2023.2 do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), teve participação da pesquisadora Flávia Collaço em palestra e minicurso.

A professora Flávia Collaço veio a convite do professor Irivaldo Oliveira, do PPGDR, e fez uma palestra pela manhã, com a temática geral “Mudanças climáticas, transição energética, mundo, Brasil e questões de desenvolvimento”. Nas tardes de quinta-feira (28) e sexta-feira (29), ministrou o minicurso “Mudanças climáticas, energias renováveis e desenvolvimento”.

Energias renováveis e impacto sócio ambientais foram assuntos no primeiro dia do minicurso, onde discutiu-se as consequências das energias fósseis. No encerramento, a pesquisadora escolheu a dinâmica “World café”, uma metodologia de pesquisa participativa, em que os alunos pensaram sobre conceitos de transição energética justa para a Paraíba, identificaram beneficiários e não favorecidos. “Entendendo, a partir da dinâmica local, potencialidades e fraqueza”, explicou Flávia. A professora trouxe dados a partir da matriz energética paraibana e todos os exercícios foram feitos a partir do ângulo local, focando no estado da Paraíba.

Flávia Collaço da Universidade Federal do Ceará (UFC). Formada em Gestão de Políticas Públicas (2012) pela Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). Mestra e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Energia, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) também da USP.

Na UFC desenvolve pesquisa nos temas de Hidrogênio Verde, Economia Circular, Modelagem de Sistemas de Energia e Justiça Climática no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC- FEAAC), onde co-lidera dois projetos financiados pelo CNPQ: “Políticas públicas e respostas corporativas para promoção do desenvolvimento econômico sustentável no HUB do hidrogênio verde com ênfase na economia circular” e “Inputs para monitoramento de políticas públicas climáticas e cenários de transição energética em âmbito subnacional”.

Texto e fotos: Juliana Rosas