PIBID e Residência Pedagógica apresentam resultados de projetos desenvolvidos em escolas públicas

6 de novembro de 2023

Uma universidade que transmite conhecimento, saberes e estimula estudantes da rede pública a enveredar pelo caminho da pesquisa. O primeiro dia da 3º edição do Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi marcado pelas primeiras apresentações das mostras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP).

Os estandes da mostra “UEPB em Ação” e “Produtos e Ações do PIBID & RP”, montados no hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, reuniu estudantes da Instituição e das escolas públicas assistidas pelos programas. Dentro da proposta do PIBID de procurar fazer uma articulação entre a educação superior por meio das licenciaturas e a escola e os sistemas estaduais e municipais, vários discentes apresentaram os frutos de seus trabalhos.

Um dos projetos desenvolvidos no âmbito da Residência Pedagógica teve como protagonista o graduando Thiago Nunes, do curso de Química. O projeto foi desenvolvido na Escola Severino Cabral localizada, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. A ideia foi estimular os estudantes da escola a usar os conhecimentos da Química para a investigação criminal, a exemplo de todas as partes da papiloscopia, identificação do sangue e outros processos.

Em outro estande, a estudante do curso de Licenciatura em Química, Ligia Maria, apresentou o projeto desenvolvido na Escola Estadual Francisca Martiniano da Rocha, em Lagoa Seca. No educandário, ela ajudou a produzir velas com a finalidade de fazer uma sequência didática para mostrar alguns elementos da Química. No mesmo trabalho, os discentes da escola foram incentivados a pesquisar a presença da Química por trás dos alimentos juninos.

Um dos projetos desenvolvidos no âmbito do PIBID, apresentado neste primeiro dia do evento, dentro da proposta de fazer jorrar conhecimentos e incentivar estudantes da rede pública a enveredar pelo caminho da docência, foi desenvolvido pelas estudantes Beatriz Raelly, Beatriz Gaudêncio, Joyce Barros e Maria Rejane, além do estudante Vinícius José, sob a supervisão da professora Shirlene Albuquerqu, na Escola Campo Monsenhor Borges de Carvalho, em Alagoa Nova.

Com temas “Jogos Didáticos na Química Orgânica”, Práticas e Experimentos no Ensino de Química”, o projeto procurou mostrar aos discentes do Ensino Médio como eles podem usar materiais do cotidiano para apreender de forma prática os conteúdos de Química, transmitidos em salas de aula. De forma agradável e prazerosa. “Participar de um projeto desse tem sido uma experiência incrível. A gente vê a empolgação dos alunos em fazer os experimentos e ter noção do assunto mostrado”, destacou o estudante Vinícios.

Aulas práticas e teóricas
Outro projeto presente na Mostra tem como foco o estimulo a produção agrícola na escola envolvendo os processos químicos. Intitulado “Agricultura na Escola”, o projeto levou conhecimento para dentro e fora da sala de aula. Os estudantes da UEPB procuraram mostrar alguns elementos essenciais para uma boa colheita, como a acidez do solo, para ver qual a que melhor se adequa a cada tipo de plantação; os tipos de adubo usados nas hortas e outras entre outras informações.

Na escola, os estudantes do curso de Licenciatura em Química, Aparecida Meireles, Sara Rodrigues e Aléria Oliveira desenvolveram a plantação de mudas de maracujá, acerola, além da plantação de milho, feijão e jerimum, desde o preparo do solo até a colheita. Para isso, elas ministraram várias aulas na escola. “O projeto em si visa levar agricultura para a escola envolvendo os processos químicos, como a utilização de fertilizantes no solo. Tratamos de vários tipos de experimentos. Primeiro a gente de aula teórica para depois ir para a prática”, ressaltou a estudante Sara Rodrigues.

Um dos projetos desenvolvidos no âmbito da Residência Pedagógica, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Felix Araújo, teve como tema “Metodologias Ativas como Alternativa para a melhoria do processo de Ensino Aprendizagem”. A proposta do projeto, conforme destacou a estudante residente do 9º período de Geografia, Renaley Cristina Silva Lima, foi colocar o estudante como protagonista no processo de aprendizagem e condução de uma pesquisa. “Trazer essa pesquisa para os alunos do Ensino Médio, faz com que eles se sintam com mais autonomia para conduzir uma pesquisa e fazer um bom trabalho que vai ajuda-los no futuro ingresso na universidade”, observou a estudante residente.

O PIBID é um programa do Ministério da Educação (MEC), atendendo às atribuições legais da (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)) para incentivar e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério conforme prevê a Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública

Já o Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior. Com tema “Diversidade, equidade, inclusão social e digital na UEPB”, o evento chega a edição 2023 consolidado e com muitas novidades, sendo a principal delas, o envolvimento de todos os câmpus da Instituição.

Texto e fotos: Severino Lopes