Portal da Transparência obtém nota máxima no Serviço de Informação ao Cidadão pelo segundo ano consecutivo

Portal da Transparência obtém nota máxima no Serviço de Informação ao Cidadão pelo segundo ano consecutivo
17 de fevereiro de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem sua política de transparência pública reconhecida mais uma vez pelos cidadãos que utilizaram o Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Isso porque, pelo segundo ano seguido, a Instituição recebeu a nota máxima das pessoas que solicitaram informações institucionais por meio do sistema. Desde 2018, ano que iniciou a pesquisa, a UEPB avança na avaliação dos usuários do e-SIC, uma vez que conquistou 4 estrelas em 2018 (nota 4,2) e 2019 (nota 4,5) e 5 estrelas em 2020 e 2021. Um indicativo de que quando os cidadãos solicitam informações, eles estão satisfeitos com as respostas recebidas.

Para Lucas Palitot, responsável pelo Setor de Transparência Pública da UEPB, “como se trata de um serviço pautado na prestação de informações de forma passiva, o cidadão solicita à UEPB os dados que deseja ter acesso, esta nota reflete o cuidado com a coisa pública, a qualidade do serviço e, principalmente, o respeito para com o cidadão, uma vez que é este, enquanto usuário, que avalia se o atendimento de sua demanda foi satisfatório”, disse.

Para Ivan Barbosa, pró-reitor adjunto de Planejamento e Orçamento, receber 5 estrelas dos cidadãos pelo segundo ano consecutivo é também um reconhecimento ao conjunto da gestão da UEPB, pois as informações são geradas inicialmente nas Pró-Reitorias, Coordenadorias e demais setores da Instituição. “O cuidado dos setores a nos fornecerem os dados, aliado a um trabalho de análise e consolidação realizado pela PROPLAN, por meio do setor de Transparência Pública, faz toda a diferença na qualidade das respostas enviadas aos usuários”, acrescentou Ivan.

O resultado é também um reflexo da qualidade das informações que são fornecidas por meio do portal de Transparência da Instituição. Estão disponíveis todos os principais dados institucionais, orçamentários, financeiro, administrativo, contratos, convênios, gestão de pessoal, além das portarias, resoluções e informações sobre a estrutura administrativa da UEPB.

As estatísticas referentes às avaliações das informações prestadas no Serviço de Informação ao Cidadão de todos os órgãos e instituições do Estado da Paraíba podem ser obtidas através do link https://sic.pb.gov.br/estatisticas/qualitativas. Mais detalhes acerca das ações de transparência da UEPB também podem ser conferidas no Portal da Transparência, no endereço eletrônico http://transparencia.uepb.edu.br/.