Pró-ENEM 2021: projeto de extensão mantém número esperado de inscrições em meio à pandemia da Covid-19

8 de setembro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terá este ano sua segunda edição consecutiva em meio à pandemia da Covid-19. As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro e contam com o menor número de inscrições confirmadas nos últimos anos, cerca de 3,1 milhões, o menor índice desde 2005. Porém, mesmo com o baixo número de inscritos para as provas, o projeto de extensão Pró-Enem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que oferece a preparação para o Exame, manteve a alta procura de estudantes para o segundo semestre de 2021.

Novamente a atividade preparatória preencheu as 300 vagas oferecidas nos editais publicados em abril e julho deste ano. Além disso, o projeto ainda conta com um cadastro de reserva para que, à medida que as vagas forem surgindo, outros alunos que se candidataram a participar possam preenchê-las automaticamente. O coordenador do Pró-Enem e professor do curso de Geografia na UEPB, Faustino Moura, explica que a baixa adesão ao Enem é preocupante, porém, o mais grave é a evasão, os alunos que confirmaram a inscrição e não compareceram nos dias de provas.

“No contexto de pandemia essa situação é um reflexo da atual modalidade de ensino remoto na qual os alunos da rede pública, em sua grande parte de baixa renda, possuem diversas dificuldades para acompanhar as aulas, tanto por falta de equipamento e acesso as tecnologias, como devido ao próprio ambiente familiar não ser adequado para absorção satisfatória do conteúdo”, explicou o coordenador.

Diante disso, mesmo em meio a dificuldades, o projeto tem alcançado o objetivo de apoiar os alunos da Rede Estadual na busca pela tão sonhada vaga na universidade, como é o caso do ex-aluno do projeto Lucas Ramos, aprovado no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o curso de Engenharia de Materiais, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

“Terminei os estudos em 2010, estava há 10 anos fora da sala de aula, tentei uma ou duas vezes fazer o Enem na época e não consegui passar, então resolvi trabalhar. Ano passado eu vi o projeto no site da UEPB. Eles estavam dando aulas de maneira virtual por causa da pandemia, e foi ótimo, abriu minha mente para assuntos que já havia esquecido, então consegui tirar uma boa nota no Enem e consegui entrar no curso de Engenharia de Materiais. Os professores são excelentes e dão total apoio, graças a eles eu consegui, e eu sou muito grato”, explicou Lucas.

Sobre o Pró-ENEM

O Pró-Enem é um projeto de extensão da UEPB que tem como objetivo atender aos alunos da rede pública e de baixa renda que já concluíram o Ensino Médio e que podem se preparar para o Enem sem custos. O projeto hoje conta com cerca de 60 professores, a maior parte formada por alunos dos cursos de licenciatura da UEPB e ex-alunos que passaram pelo projeto em anos anteriores.

O projeto vai além do objetivo de preparar alunos egressos da Rede Estadual para a realização do Enem. Ele também possibilita aos alunos do curso de licenciatura da UEPB um espaço para exercício da docência e prestação de serviço à comunidade. As aulas acontecem em três turnos, de terça-feira a quinta-feira, no período da tarde; terça e quinta-feira, no período da noite; e aos sábados pela manhã.

As turmas retornaram às aulas remotas em julho e vão até o início de novembro. Os alunos de rede pública que estão terminando o Ensino Médio e estão interessados em participar do projeto devem ficar atentos às redes sociais do Pró-Enem (Instagram @proenemuepb) e aguardar os próximos editais de seleção.

Texto: Fernanda Ribeiro (Estagiária)