Pró-Reitoria de Graduação realiza solenidade de Colação de Grau Especial referente ao semestre letivo 2020.2

10 de setembro de 2021

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou na manhã desta sexta-feira (10) a solenidade de Colação de Grau Especial referente ao semestre letivo 2020/2. A atividade, que marca o encerramento das atividades acadêmicas dos concluintes do referido semestre foi realizada de forma híbrida, com alguns formandos participando do evento de forma presencial, na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Campina Grande, e os demais de maneira remota. A cerimônia foi presidida pela reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz.

A aluna responsável por efetuar a leitura do juramento foi Daniele de Arruda e Silva, formanda do curso de Enfermagem. Posteriormente, o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão da Silva discursou para os participantes lembrando que as solenidades de Colação de Grau da Universidade Estadual da Paraíba têm como paraninfo as vítimas do novo Coronavírus. Ele lembrou daqueles que morreram e faziam parte da UEPB, seja como discente, docente ou técnico administrativo.

Segundo o professor Eli Brandão, este momento é especial na vida não só dos formandos, mas também dos familiares e amigos que, acompanharam de perto os esforços que foi feito para que cada um pudesse celebrar o ato de colar o grau. “É uma vitória de vocês, da UEPB, dos familiares de cada um dos estudantes que investiram ao longo do tempo de curso e da vida para que fosse possível chegar esse dia. A UEPB aposta na educação como meio de transformação social, e tem ao longo dos anos empreendido todos os esforços para que fosse possível a ampliação dos câmpus e cursos com o objetivo de ampliar a democratização do acesso ao Ensino Superior. Este é um momento de celebração, mas ao mesmo tempo de reflexão e esperança, e vocês são a nossa esperança. Parabéns”, destacou.

Em seguida o pró-reitor de Graduação conferiu o grau acadêmico a formanda Daiane E. Pinheiro de Sousa, do curso de Odontologia. A concluinte recebeu o grau acadêmico em nome dos demais colegas que participaram desta solenidade. A reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz também deu os parabéns aos agora formados, e fez questão de destacar o papel que todos terão que desempenhar daqui para frente como profissionais prontos para atuarem no mercado de trabalho. De acordo com ela, as dificuldades enfrentadas tornaram esse momento mais especial, por isso, esse momento é de celebração.

“Eu estou muito feliz em vê-los reunidos para celebrar mais uma etapa rumo ao futuro. Eu sei que não foi fácil, vocês passaram muitas coisas, estão enfrentando uma pandemia que fez retardar um pouco a Colação de Grau. Mas este é um momento muito especial, que lembramos de tudo o que passou e tenho certeza que os obstáculos que foram enfrentados tornou a caminhada de vocês muito difícil. Muitas pessoas desistiram no meio do caminho, mas vocês que enfrentaram tudo isso com muita força de vontade, competência e resiliência, chegaram até aqui. Comemorem bastante e lembrem-se que a UEPB estará sempre de portas abertas para vocês. Um abraço a todos”, destacou a reitora.

Colaram o grau acadêmico nesta cerimônia os estudantes dos cursos de Gestão Pública, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Filosofia, Serviço Social, Química, Matemática, Estatística, Química Industrial, Engenharia Sanitária e Ambiental, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, Direito, Letras, Odontologia, Engenharia Civil, Administração, Ciências Contábeis. Também participaram desta solenidade o pró-reitor adjunto Estudantil, professor Manoel Antonio Gordon Núnez; a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Wagda Rocha; e Sérgio Enrique Gonçalves de Carvalho, coordenador do curso de Odontologia (CCTS).

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Reprodução Rede UEPB