Pró-reitorias realizam prestação de contas itinerante com esclarecimento de dados orçamentários e administrativos

26 de outubro de 2023

As Pró-reitorias administrativas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizaram, na manhã desta quinta-feira (26), no Auditório do Câmpus V, em João Pessoa, a prestação de contas semestral da gestão administrativa e orçamentária da UEPB. A atividade, que foi transmitida pelo canal Rede UEPB no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=lmj0qAUDkAQ).

Na oportunidade, a pró-reitora de Planejamento, Pollyana Xavier, e o pró-reitor de Gestão Administrativa, professor Ricardo Soares, puderam explicar dados relacionados ao orçamento da Universidade e às ações e aquisições de teor administrativo. Dentre outras questões, a pró-reitora destacou a importância do diálogo entre a gestão da UEPB e o Governo do Estado para a efetivação de suplementações orçamentárias que permitem que a Instituição possa executar suas atividades conforme planejado.

“Nós já disponibilizamos à sociedade paraibana uma página de transparência que é atualizada mês a mês, com todos os dados referentes à nossa folha de pagamento, despesas, execução orçamentária e financeira, e alguns dados que são discriminados, inclusive, por Câmpus. Além disso, por meio das atividades de prestação de contas, buscamos descomplicar esses dados para que a população em geral possa entender o que está disponibilizado ali”, explica Pollyana.

O professor Ricardo Soares evidenciou as aquisições empreendidas pela PROAD nos últimos meses, esclareceu algumas instruções normativas que orientam a atuação da gestão administrativa em toda a Instituição e deu retorno a algumas demandas e dúvidas apresentadas pela comunidade acadêmica. O docente destacou que a prestação de contas itinerante com a visita das pró-reitorias aos diversos Centros de Ensino é uma forma de aproximar a gestão da UEPB e as comunidades acadêmicas dos Câmpus que ficam localizados longe da sede, além de permitir a verificação de processos em andamento.

Além dos pró-reitores, estiveram presentes na atividade os pró-reitores adjuntos de Planejamento e de Administração, respectivamente, Ivan Barbosa e Verônica Pessoa, o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professor Cleber Salimon, e alguns membros da comunidade acadêmica.

Texto e Fotos: Juliana Marques