PROCULT participa do 2º Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste

2 de setembro de 2021

Desde 2019, por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem participando de fóruns e discussões diversas em relação às políticas culturais, e, neste mês, a PROCULT se fará presente em mais um evento do gênero. Trata-se do 2º Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste (II FORCULT – NE), que ocorrerá remotamente em 9 e 10 de setembro.

A atividade objetiva criar uma rede de ações importantes para o setor, a exemplo de capacitação de agentes e produtores, constituição de parcerias interinstitucionais, além de incentivar espaços de fruição para a expressão artística em suas múltiplas linguagens. Outra preocupação do FORCULT é proporcionar um ambiente de trânsito para a inventividade e saberes dos artistas, advindos de seus territórios comunitários e tradições populares. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A PROCULT vê a iniciativa como relevante para os artistas e as instituições envolvidas, pois nove estados do Nordeste estarão no Fórum, com o renovado interesse de preservar e ressaltar a singularidade da Arte produzida na região, sempre marcada por sua originalidade. Todas as atividades acontecerão on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (06), no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/forcultne2021.

Na programação, estão previstos Grupos Temáticos (GT’s) e rodas de diálogos, sediados na plataforma Google Meet. Entre os convidados estão Albino Rubim (Universidade Federal da Bahia – UFBA), José Robson Maia Almeida (Universidade Federal do Cariri – UFCA), Luciano Simões (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB), Jonas Defante (Instituto Federal Fluminense – IFFluminense), Moisés de Melo Santana (UFRPE), Chico Célio (Corredor Cultural Benfica – CE), José Márcio Barros (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; UFBA e Observatório da Diversidade Cultural – ODC), Wenceslao Machado de Oliveira Jr. (Universidade de Campinas – Unicamp) e Marcelo F. Rocco (Unicamp).

O Fórum conta com uma grande atuação, sendo realizado em todas as localidades do país. Este ano serão efetuados, ainda, o 2º FORCULT-NORTE, 2º FORCULT-SUL, 2º FORCULT-CENTRO-OESTE e 4º FORCULT SUDESTE. A ideia é compor um movimento estratégico, que aja coletivamente e seja capaz de embasar reflexões e definir propostas para a edição nacional, trazendo ações para as universidades como um todo. Demais esclarecimentos estarão disponíveis através do e-mail segundoforcultnordeste@gmail.com.

Texto: Oziella Inocêncio