PROFMAT divulga edital de processo seletivo com 20 vagas ofertadas para a Universidade Estadual da Paraíba

31 de agosto de 2022

Estarão abertas de 5 de setembro até as 17h de 7 de outubro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Matemática da Rede Nacional (PROFMAT), com 20 vagas ofertadas para a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A inscrição é para a realização do Exame Nacional de Acesso e estará disponível na página https://www.profmat-sbm.org.br/.

No ato do preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais de identificação e de contato, os dados da sua formação acadêmica de graduação, da sua atuação profissional e selecionar a Instituição Associada e o Câmpus da Instituição onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso.

O Exame consistirá numa prova presencial que será realizada no dia 22 de outubro, com duração máxima de 3 (três) horas, com início às 14h. Às 13h50, horário oficial de Brasília, é o horário limite para entrada nas salas do Exame. Poderão inscrever-se no exame professores em exercício da docência de Matemática no ensino básico das redes pública e privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, respeitando-se as normas de cada Instituição Associada.

O PROFMAT é um Programa de Mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. Ele é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O programa tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente a professores de escolas públicas que buscam aprimoramento da formação profissional. Este Mestrado foi recomendado pela CAPES, é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

Para demais informações, confira o edital clicando aquiO cronograma do exame foi retificado e pode ser conferido AQUI.