Projeto de extensão oferece massoterapia para estudantes, professores e técnicos da Universidade Estadual

28 de setembro de 2022

Projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está oferecendo a estudantes e servidores da Instituição atividades de alongamento, relaxamento e massoterapia. A iniciativa faz parte do Programa Educação e Prevenção ao Uso de Álcool, Tabaco e outras Drogas (PEPAD) e procura trazer mais qualidade de vida aos estudantes e trabalhadores.

Segundo a professora do departamento de Farmácia, Clésia Pachú, coordenadora do PEPAD, esta intervenção tem o intuito de aliviar um pouco a sobrecarga em torno de demandas, prazos e sobranças. “Em muitos casos, a rota de fuga para essas pessoas são as drogas. Com essas ações, procuramos trazer um pouco de bem-estar aos servidores e servidoras como aos estudantes”, afirmou a professora Clésia. A docente também comentou o quanto de aumento de casos de pessoas ansiosas e deprimidas ela tem visto nos últimos anos dentro da Universidade, especialmente entre estudantes, o que acaba afastando estas pessoas de suas atividades diárias.

A intervenção do PEPAD, que inclui alongamento e massoterapia está sendo oferecida às segundas e quartas-feiras pela manhã, e terças e quintas no turno da tarde, no primeiro andar do prédio das pró-reitorias, no Câmpus de Bodocongó. Não é necessário agendamento, basta comparecer ao local. As atividades são realizadas por estudantes de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia, sob supervisão da professora Clésia.

Na terça-feira (27), a intervenção estava sendo realizada pelos alunos do 3º período de Licenciatura em Educação Física, Vitor César Félix e Vinícius Lacerda, que afirmaram que o projeto está trazendo experiência e aprendizado para o curso e suas futuras vidas profissionais. “Aqui na UEPB, tivemos experiências com projetos de dança e ritmo e neste projeto também há essa proximidade com movimentos do corpo. Aprendemos muito e vemos uma boa resposta das pessoas”, disseram os estudantes.

Texto e fotos: Juliana Rosas