Projeto “Projeto Cidadania é Liberdade” oferece capacitação a colaboradores sobre serviços da Biblioteca

12 de dezembro de 2023

Ter conhecimento teórico da atividade prática. Este foi o objetivo por trás do programa de capacitação oferecido pela Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) à equipe de colaboradores reeducandos do “Projeto Cidadania é Liberdade”, que trabalham nas bibliotecas da Instituição. O projeto aconteceu entre os meses de novembro e dezembro e visou preparar os participantes para um melhor desempenho de suas atividades de apoio ao setor.

A capacitação envolveu três módulos. O primeiro foi “Treinamento de inserção para não bibliotecários”, que contemplou a importância da Biblioteca Universitária e seus serviços, desde a origem das bibliotecas, sistema automatizado utilizado e forma de inserção dos livros no acervo, ministrado pela bibliotecária Ana Virgínia Melo.

O segundo momento foi realizado pela bibliotecária Taciany Kariny, com a oficina “Livro, papel e arte: biblioteca em movimento”, que consiste na prática artesanal da elaboração de uma caixa de acondicionamento, a fim de evitar a entrada de poeiras, insetos e a criação de microclimas em documentos raros.

Já no terceiro encontro, visando o conhecimento de outros serviços ofertados para a comunidade e das atividades digitais realizadas, houve a apresentação do Laboratório de Informação Cientifica (LINC), realizado por Fabricio Garrido, responsável pelo setor. A supervisão do trabalho prático ficou por conta do bibliotecário Geovani Sales, responsável pelo Setor de Circulação, ao qual os colaboradores estão vinculados.

As capacitações tiveram momentos teóricos e práticos a fim de melhor repasse dos conteúdos e exercício de fixação, em que os resultados já estão sendo evidenciados através do trabalho comprometido das equipes que conseguiram organizar mais de cinco mil monografias impressas em prazo recorde.

A ação e seus resultados consolidam o objetivo do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (SIB-UEPB) de compartilhar conhecimento e educação continuada de suas equipes, aumentando sua produtividade e dinamismo. Camile de Andrade, coordenadora adjunta de Bibliotecas (CoBib), explicou que, por o setor ter, pela primeira vez, reeducandos neste número, é que uma capacitação deste porte foi realizada pela primeira vez. Segundo ela, os participantes ficaram encantados com o que estavam fazendo, justamente por agregar conhecimento à prática do dia a dia.

Atualmente, sete reeducandos trabalham na Biblioteca Central há cerca de um ano, e seis participaram da capacitação, por lidarem diretamente com a atividade. Estes continuarão a trabalhar na Biblioteca e, futuramente, poderão aproveitar o conhecimento e prática adquiridos no mercado de trabalho.

Projeto
O Projeto Cidadania é Liberdade na UEPB é coordenado pelo Setor de Serviço Social da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e apresenta-se como resultado do convênio realizado entre a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/PB) e a UEPB desde 2003. A ação tem o objetivo de promover a ressocialização de reeducandos do Sistema Penitenciário do Estado da Paraíba que se encontram cumprindo pena em regime aberto, semiaberto e em livramento condicional, através da utilização de sua mão de obra.

As atividades laborais desempenhadas por essa mão de obra, sem vínculo empregatício, são essenciais para a UEPB, pois os reeducandos inseridos no projeto desempenham funções de apoio administrativo, manutenção predial e de equipamentos, limpeza, entre outros, estando distribuídos nos câmpus I, III e V da UEPB, atualmente.

Segundo Juliana Grangeiro, assistente social da PROGEP, o projeto, além de oportunizar trabalho e acompanhamento do reeducando no seu processo laboral, contribui para sanar um dos grandes desafios que se apresenta para homens e mulheres que cumprem pena no sistema penitenciário brasileiro, que é o processo de reinserção na vida em sociedade após o cumprimento da pena ou no momento que passam para o regime semiaberto ou aberto.

Em 20 anos do projeto na UEPB, 155 reeducandos dos regimes aberto, semiaberto e liberdade condicional passaram pela Instituição. Dentre estes, há aqueles que estão trabalhando de carteira assinada, e/ou abriram seu próprio negócio, o que reforça a finalidade do projeto em oferecer, de fato, ressocialização por meio do trabalho.

Texto: Juliana Rosas