Semestre letivo 2024.1 começa com salas cheias, acolhimento e estudantes com muita expectativa

26 de fevereiro de 2024

Escadas e corredores movimentados. Salas de aulas cheias. Alunos cheios de expectativas. Uma nova jornada. O semestre letivo de 2024.1 começou na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No primeiro dia de aula, nesta segunda-feira (26), o movimento de alunos e professores foi intenso em todos os oito câmpus da Instituição. Neste semestre, a UEPB está recebendo mais de três mil novos alunos aprovados na última edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ao todo, mais de 16 mil estudantes, de diversos cursos de graduação existentes na Instituição, iniciaram um novo semestre nos câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Araruna, Patos e Catolé do Rocha.

A exemplo dos semestres passados, na Central Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, em Campina Grande, o primeiro dia de aula foi movimentado. Os discentes foram acolhidos com músicas, apresentações culturais e palavras de boas-vindas. Atendendo a um pedido do Diretório Central dos Estudantes (DCE), alguns pró-reitores tiveram um encontro especial com os “feras” e apresentaram os principais projetos e programas em funcionamento na Instituição. Neste primeiro contato, os pró-reitores tiraram algumas dúvidas dos estudantes, como informações referentes aos programas de assistência estudantil, prazos de matrículas e outras datas importantes.

As boas vindas também foram dadas pela reitora Celia Regina e pela vice-reitora, Ivonildes Fonseca, além dos professores, coordenadores de cursos e diretores de Centro. “É com muita alegria que nós estamos retomando o semestre 2024.1 E eu desejo a todos os estudantes, técnicos e professores da Universidade Estadual, que sejam muitos felizes neste novo semestre. Que a gente tenha um semestre profícuo com muitas atividades e que a Universidade fique bem movimentada com o que ela sabe fazer que é trabalhar com Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura”, disse a reitora Celia Regina.

Ao dar as boas-vindas aos estudantes, a vice-reitora Ivonildes Fonseca destacou que a UEPB tem procurado se articular com a realidade social, colocando em prática a missão de se posicionar fortemente contra a transfobia, promovendo inclusão e igualdade. “A mensagem é para os estudantes usufruem bastante da Universidade Estadual da Paraíba. Nós temos orgulho hoje de estarmos a frente desta universidade que tem um só dono: o povo paraibano” observou.

A representante do DCE, Priscila Rocha, ressaltou na abertura do semestre, que o novo ciclo sempre traz muitas dúvidas, por ser um momento novo. Por isso a iniciativa de trazer os pró-reitores para o primeiro contato com os estudantes e tirar dúvidas. A pró-reitora Estudantil, professora Núbia Nascimento, fez questão de desejar boas-vindas aos novos estudantes. “Os alunos ingressantes, os conhecidos feras, sejam todos bem-vindos e bem-vindas a uma UEPB acolhedora. Sintam-se na casa de vocês. Nós temos uma administração comprometida com os estudantes. A Pró-reitoria Estudantil traz uma mensagem de boas-vindas a todos.

Primeiro lugar no curso de Jornalismo, o estudante Márcio Falcão Guimarães Junior, não escondia a expectativa com o início da nova jornada. Ao ser recepcionado, ele garantiu que a primeira impressão que teve do curso foi a das melhores, e estava cheio de expectativa. “Muito feliz. É um sonho que estou realizado. As expectativas são as melhores. Expectativas e primeiras impressões muito muito boas” disse o fera e futuro jornalista.

Para iniciar mais um semestre letivo, a UEPB se preparou bem. Os professores participaram de mais uma Jornada Pedagógica Docente organizada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), onde debateram sobre diversos temas, incluindo diversidade e inclusão. “Desde 2023 estamos alinhando o calendário civil com o calendário acadêmico. Neste semestre letivo, nós iniciamos fazendo formação continuada com nossos professores, com a nossa Jornada Pedagógica, que já é um evento regular e que ganhou espaço no nosso calendário” explicou a pró-reitora de Graduação, professora Vagda Rocha.

O período 2024.1 segue até o mês de julho.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos