Servidores da Infraestrutura participam de ação preventiva com foco em educação na saúde do trabalhador

26 de agosto de 2022

O início do expediente na manhã desta sexta-feira (26) foi diferente para os servidores da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Antes de desempenharem suas funções diárias, dezenas de trabalhadores e trabalhadoras do setor participaram de uma ação preventiva com foco em saúde. A atividade foi oferecida pelo setor de Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Instituição, e ainda contou com a participação do Programa PET Farmácia.

A atividade preventiva contou com a aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, além da checagem das medidas antropométricas e cálculo do índice de massa corporal (IMC). Esse serviço de atenção são eficazes como medidas que podem detectar alguns problemas de saúde ainda no início. Segundo explicou Luanna Batista Azevedo, técnica de Enfermagem da PROGEP, o ato de aferir a pressão arterial momento antes do início das atividades laborais, pode chegar até a salvar a vida do trabalhador.

“Antes de começar a trabalhar é sempre bom verificar se a pressão arterial está dentro da normalidade, principalmente com trabalhadores que desempenham suas atividades em locais altos, ou precisam fazer muita força. Além disso, estamos fazendo um acompanhamento de outras taxas para identificar se o trabalhador precisa ser encaminhado para o serviço público de saúde. Essas medidas são preventivas e ajudam muito na identificação de alguns problemas de saúde”, disse a servidora do setor de Saúde do Trabalhador da PROGEP.

Aos 41 anos de idade e com 22 anos de carreira profissional, o motorista Francisco Jassa da Silva, valorizou a iniciativa e fez questão de passar por todas as aferições realizadas nesta ação. Segundo ele, além da idade, sua prática profissional o remete a ter uma atenção especial para com sua saúde. “Eu passo muito tempo dirigindo. Por conta do meu trabalho, tenho que equilibrar meu tenho para praticar uma atividade física e evitar ter algum problema de saúde. Eu encontrei na corrida essa alternativa para manter minhas taxas em ordem e evitar o ganho de peso”, disse ele comemorando os resultados das avaliações feitas na ação.

A pró-reitora de Infraestrutura, professora Alessandra Teixeira, afirmou que esta foi a primeira atividade realizada no setor, mas que, daqui para frente se transformará em uma prática recorrente. Segundo ela, pelo menos uma vez por mês as profissionais em Saúde realizarão atividades como esta, para que todos os servidores tenham um acompanhamento mais próximo. Ela ainda destacou a parceria entre as pró-reitorias da Universidade Estadual, e valorizou a participação de todos os servidores lotados na PROINFRA.

“A PROINFRA temos mais de 100 servidores em diversas funções, como transporte, segurança, serralharia, pedreiros, pintores, arquitetos e engenheiros que contribuem para a infraestrutura da Universidade. E é importante para eles essa avaliação da saúde que funcionará como um parâmetro de rastreamento para se prevenir e detectar previamente a hipertensão ou a diabetes, por exemplo. Vamos criar uma rotina para que todos os meses eles possam ser avaliados para que a nossa Instituição mantenha sua atenção cada vez mais humanizada no servidor”, afirmou.

Texto: Givaldo Cavalcanti