Servidores da Infraestrutura participam de nova ação preventiva com foco em educação na saúde do trabalhador

30 de setembro de 2022

Pela segunda vez em menos de dois meses, a Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o setor de Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realizou, na manhã desta sexta-feira (30), nova ação preventiva com foco em educação na saúde dos trabalhadores da Instituição.

A ação contou com a participação de enfermeiros e estudantes do Programa PET Farmácia, e teve como objetivo verificar o estado de saúde dos servidores verificando sobre pressão arterial, glicemia e o índice de massa corpórea. Esse serviço, conforme destacou Luanna Batista Azevedo, técnica de Enfermagem da PROGEP, é importante como medida que pode detectar alguns problemas de saúde ainda no início.

A técnica de enfermagem relatou que na primeira ação alguns servidores apresentaram elevada pressão arterial, o que fez com que a PROGEP e a PROINFRA voltassem a repetir a ação. “Na primeira ação eles tiveram alguns índices elevados, como pressão arterial. Diante disso, pela segunda, vez estamos realizando a ação fazendo o acompanhamento desses servidores”, explicou.

A estudante Carolina Santos Pereira, destacou a importância da ação para a saúde do trabalhador. “É uma extremamente importante esse tipo de atendimento para fazermos a prevenção e rastrear os casos de diabetes e hipertensão destes servidores, por exemplo”, observou. Segundo ela, a glicemia da maioria dos servidores estava normal, mas a pressão arterial se encontrava um pouco elevada. Após examiná-los, a equipe procurou fazer o acompanhamento de outras taxas para identificar se o trabalhador precisava ser encaminhado para o serviço público de saúde.

O servidor Moacir Santos disse que a ação é importante, porque possibilita a pessoa saber como está a saúde e fazer um controle. A PROINFRA tem mais de 100 servidores em diversas funções, como transporte, segurança, serralharia, pedreiros, pintores, arquitetos e engenheiros que contribuem para a infraestrutura da Universidade. Para a pró-reitora de Infraestrutura, professora Alessandra Teixeira, esta iniciativa se torna importante por possibilitar uma avaliação da saúde dos trabalhadores e funcionar como um parâmetro de rastreamento para se prevenir e detectar previamente algumas doenças crônicas.

Ela reforçou que a PROIFNRA pretende criar uma rotina para que todos os meses eles possam ser avaliados para que a nossa Instituição mantenha sua atenção cada vez mais humanizada no servidor. “A PROINFRA está preocupada com o bem-estar do servidor. Por isso, nossa pretensão é realizar uma ação semelhante a essa, pelo menos uma vez por mês, como forma de prevenir doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão e diabetes”, afirmou.

Texto e fotos: Severino Lopes