Solenidade de abertura do 2º Congresso Universitário valoriza união entre ensino, pesquisa e extensão

Solenidade de abertura do 2º Congresso Universitário valoriza união entre ensino, pesquisa e extensão
9 de novembro de 2022

A solenidade de abertura do 2º Congresso Universitário foi realizada na noite desta terça-feira (8), no Auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (UEPB) e reforçou a valorização da união entre ensino, pesquisa e extensão realizada pela Universidade Estadual da Paraíba. A atividade reuniu docentes, discentes, pesquisadores e convidados que ampliaram o diálogo sobre os desafios científicos e perspectivas no contexto atual.

A mesa da solenidade foi presidida pela vice-reitora da UEPB, professora Ivonildes Fonseca, que na oportunidade representou a reitora, professora Celia Regina Diniz. Durante a noite também foi ministrada a conferência magna do congresso proferida pelo professor Fábio Guedes Gomes, presidente da FAPEAL e diretor executivo do ICTp.Br, que falou sobre os desafios da humanidade para o futuro.

A professora Ivonildes Fonseca deu as boas-vindas a todos os participantes do 2º Congresso da UEPB, parabenizou os estudantes pela participação, além de ter destacado o trabalho dos docentes da Instituição por estimular a comunidade acadêmica a vivenciar todos os dias do evento. A vice-reitora valorizou a parceira integrada das pró-reitorias da UEPB em trabalharem juntas para que esse congresso acontecesse.

“Nós temos a certeza que de caminhando nessa perspectiva nós nos tornaremos cada vez mais uma Universidade que está fazendo a diferença na Paraíba e no Brasil, e essa diferença recaí na qualidade de vida das pessoas. Eu quero agradecer aos pró-reitores e pró-reitoras, professores e professoras, meus colegas de departamento, colegas de grupos de pesquisa, os estudantes que estão participando desse Congresso. É muito importante para nós esse momento, tanto para a UEPB como para a sociedade paraibana”, destacou a vice-reitora.

Cumprindo agenda oficial em Brasília, a reitora Celia Regina não esteve presencialmente na abertura do Congresso, mas gravou um vídeo agradecendo a participação de todos no evento. De acordo com ela, esse momento é de união entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que com um evento fortalecido pela participação da comunidade acadêmica os desafios impostos serão superados pela valorização da ciência. “Que saiamos desse evento muito fortalecidos defendendo muito mais a ciência, porque só através dela é que nós conseguimos resolver os problemas da humanidade”, disse.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, que também integra a Comissão Organizadora do 2º Congresso Universitário, reforçou o agradecimento a todos pela participação no evento, destacou os mais de três mil inscritos, entre estudantes, professores e técnico-administrativos, acrescentando que somente nos minicursos, oficinas e mesas redondas são mais de 1.200 participantes. De acordo com ele, a UEPB estará ainda mais fortalecida a partir das experiências deste congresso.

“Encontramos uma forma de promover uma disruptura das atividades finalísticas da Universidade, que em anos anteriores ocorriam em forma de eventos individualizados. Assim, a UEPB confirma o que consta no artigo 207 da Constituição Federal, onde se encontra que as universidades obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Nós da UEPB entendemos que não existam mais razões para que ocorram eventos acadêmicos desconectados em nossa Instituição, que não envolvam obrigatoriamente essa tríade. O ensino, a pesquisa e a extensão precisam dialogar, encontrar suas interseções e criar novas conexões e diferentes olhares e abordagens sobre temas que são, na realidade, transversais e indissociáveis”, afirmou o pró-reitor.

Também participaram da solenidade de abertura Patrícia Costa, coordenadora de Programas e Projetos da Fapesq, que na oportunidade representou o presidente da Fundação, Roberto Germano, e o secretário de Educação do Estado da Paraíba, Cláudio Furtado; a diretora técnica do Parque Tecnológico e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nadja Oliveria; o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino; a coordenadora da Inovatec, professora Simone Lopes; o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade; a pró-reitora adjunta de Extensão, Dalci Rodrigues; e a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg.

Conferencista propõe reflexão sobre os desafios e perspectivas do mundo atual
Os desafios da inteligência humana para os próximos 10 anos foi a proposta de reflexão apontada pelo conferencista da abertura do 2º Congresso Universitário, professor Fábio Guedes Gomes. De acordo com ele, os grandes acontecimentos nos últimos anos têm nos levado a questionar se o futuro ainda nos pertence.

Dando foco à necessidade de um pensamento estratégico para a produção tecnológica, Fábio Guedes reforçou que o enfrentamento aos desafios do mundo moderno deve partir do investimento no conhecimento e na ciência. Sem eles, de acordo com o professor, a partir de 2020, com a pandemia da covid-19, o mundo entrou em uma espécie de entropia, uma desordem generalizada que desmanchou quase todos os sistemas e as formas de como a sociedade se organizava e se comportava.

“Entropia e aporia, dois conceitos. Um da Física e o outro da Filosofia. São, ao meu julgamento, os mais apropriados para sintetizar uma complexa situação que a humanidade experimentou no século XXI. No entanto, um aspecto foi evidenciado em todo esse momento: o papel da ciência. Tanto na compreensão e no diagnóstico da situação, quanto nos procedimentos de como enfrentar a pandemia, com relação às soluções de curto e médio prazo e a avaliação de suas consequências em todas as dimensões da vida humana”, destacou o conferencista.

O professor Fábio também agradeceu o convite para participar do 2º Congresso Universitário da UEPB, e acrescentou que o investimento em educação, ciência, tecnologia e inovação darão a oportunidade para que as instituições cresçam em seu propósito. “O Brasil reúne um cabedal de conhecimento acumulado, massa crítica competente e uma infraestrutura em pesquisa diversa e espalhada em todo o território nacional que pode fazer a diferença no século XXI. Isso somente pode desabrochar se, e somente se, essas instituições possam ter um tratamento adequado, respeitoso e um financiamento e sua expansão tratados como prioridade”, afirmou.

As atividades acadêmicas do 2º Congresso Universitário da UEPB seguem nesta quarta-feira (9), nos turnos da manhã, tarde e noite. Bem como na quinta-feira (10) e sexta-feira (11), último dia do congresso. Outras informações podem ser encontradas na página oficial congresso.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos