Solenidade de Colação de Grau encerra semestre 2021.1 na UEPB e coloca 650 novos profissionais no mercado

Solenidade de Colação de Grau encerra semestre 2021.1 na UEPB e coloca 650 novos profissionais no mercado
12 de novembro de 2021

Em mais um dia de sonhos, vitórias, desafios e realizações, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), colocou no mercado de trabalho mais de 650 profissionais das diversas áreas do conhecimento. A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2021.1 foi realizada de forma híbrida na manhã desta sexta-feira (12), no hall da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó.

A solenidade foi presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que na oportunidade representou a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, e marcou o encerramento do semestre 2021.1 na Instituição com a conclusão de uma das etapas da vida dos formandos. Esta foi a terceira colação de grau realizada no formato híbrido pela UEPB desde o início da pandemia. Puderam participar presencialmente do ato de formatura cerca de 50 estudantes, enquanto os demais formandos acompanharam a solenidade através da transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB, no YouTube, como também pelo Facebook.

Ao longo da solenidade, diversos amigos e parentes dos concluintes enviaram mensagens de parabéns e incentivos por meio do chat do canal Rede UEPB no YouTube Os formandos também manifestaram gratidão e reconhecimento aos professores. Colaram grau acadêmico os concluintes de diversos cursos da UEPB, instalados em todos os câmpus da Universidade. Como aconteceu nas cerimônias anteriores, a solenidade seguiu todos os protocolos de biossegurança, respeitando as normas de aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e uso obrigatório de máscara em prevenção à Covid-19.

Já no início da solenidade, a reitora Célia Regina Diniz participou de forma on-line do evento, enviando uma mensagem exibida em formato de vídeo para todos os formandos. Ela parabenizou os concluintes pela conquista e disse que estava feliz com a realização do sonho de todos. Em sua fala, de forma espontânea e carinhosa, Célia Regina destacou que toda a trajetória e caminhada dos formandos não foi fácil, tendo sido marcada por dificuldades e obstáculos. A reitora observou ainda que os graduandos tiveram um agravante, pois concluíram o curso em meio a pandemia da Covid-19, que ceifou a vida de milhares de pessoas, inclusive da comunidade universitária.

“Vocês venceram, foram resilientes, tiveram forças de vontade e chegaram até aqui. É um momento de júbilo, de alegria e felicidades. Felicidades que não é somente de vocês, mas de todas as pessoas que participaram dessa formação. Professores, orientadores, técnicos administrativos, Coordenação de curso e chefias de Departamento que contribuíram muito para esse momento”, destacou a professora Célia.

Seguindo o protocolo da solenidade, a formanda Edna Julia da Silva, do curso de Odontologia, Câmpus I, foi a escolhida para representar seus colegas formandos e prestar o juramento. Cada formando só podia estar acompanhado de um familiar, uma vez que não era permitida aglomeração nas dependências da Universidade.

Um dos momentos mais aguardados da cerimônia, e que marcou a conclusão do curso, foi a Conferência do Grau Acadêmico. O grau acadêmico foi conferido ao formando Arthur Felipe Albuquerque Cavalcante, do curso de Gestão Pública, conferido pela professora Vagda Gutemberg Gonçalves, pró-reitora adjunta de Graduação.

Presidente da solenidade, o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação, parabenizou os formandos por conseguirem concluir o curso superior. Ele iniciou seu discurso fazendo uma homenagem aos docentes que tiveram que se reinventar para transmitir os conhecimentos no tempo da pandemia e ao longo do período de formação, contribuíram para possibilitar esse momento de culminância. O pró-reitor observou ainda que os professores buscaram se superar para ampliar a sua capacitação e para garantir, apesar dos limites impostos pela pandemia, o desenvolvimento de forma criativa o processo de ensino de forma remota, buscando alcançar uma aprendizagem significativa.

Ele também destacou o trabalho dos técnicos administrativos da Instituição, que empreenderam esforços para garantir a realização das atividades acadêmicas. O professor Eli Brandão ainda lembrou que durante a pandemia, a UEPB tem prestado homenagem aos professores, alunos, técnicos, vítimas da Covid-19. Por isso, solenemente, pediu para todos reverenciarem a memória destas pessoas queridas com 1 minuto de silêncio.

Em seu discurso, marcado por palavras de otimismo, Eli disse que a solenidade de colação de grau se reveste de diversos significados, sendo uma celebração de vitória, sonhos e esperança, em meio a um trágico contexto da pandemia. “A solenidade também é uma prestação de contas da UEPB. É uma celebração, porque é dia de vitória, depois de anos de dedicação e luta. E muito mais, porque apesar desse trágico contexto de pandemia, vocês chegaram até aqui e alcançaram esse êxito” parabenizou.

O pró-reitor enfatizou que a UEPB sempre apostou na educação como instrumento de transformação social, e formar cidadãos comprometidos com um mundo mais justo e fraterno. Ele observou que a despeito de toda a dificuldade, a UEPB manteve todas as bolsas de assistência estudantil e bolsas de apoio acadêmico, para permitir o desenvolvimento das atividades, além de lançar editais para alguns programas, como o Auxílio Conectividade. Ainda em seu discurso, o pró-reitor disse que os formandos são chamados a voltar à UEPB, agora para fazer os cursos de pós-graduação.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau a professora Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo, diretora do Câmpus VII de Patos; o professor João Hugo Baracuy, diretor do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS); e a professora Adriana Torres A de Jesus, diretora em exercício do Centro de Ciências Jurídica (CCJ).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos