UEPB abre consulta pública para Plano de Desenvolvimento Institucional referente ao quadriênio 2022/2025

21 de março de 2022

Criado com o objeto de melhorar a capacidade de planejamento das Instituições de Ensino Superior do país a partir da definição de uma missão, política pedagógica, estratégias para atingir metas e objetivos, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um importante instrumento de gestão. Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o PDI que deve vigorar no quadriênio 2022/2025 está na fase de consulta pública para posterior apreciação junto ao Conselho Universitário (Consuni).

Antes de ser disponibilizado para apreciação da comunidade acadêmica via consulta pública, o PDI passou por vários estágios voltados à estruturação do documento final. A primeira etapa foi destinada à elaboração do material utilizado nas atividades de diagnóstico nos Centros, enquanto a segunda fase contou com uma análise de prioridades de investimento por áreas. Neste momento, os gestores administrativos discutiram em grupos temáticos com o intuito de unificar em um mesmo plano as prioridades da Instituição com o plano de gestão da atual reitoria.

Na terceira etapa, foram realizadas as coletas de demandas de forma descentralizada junto às representações dos centros e as avaliações do PDI anterior. Aqui, a participação acadêmica foi abrangente com o objetivo de ampliar as discussões e garantir a representatividade de toda comunidade acadêmica. A quarta etapa foi destinada à sistematização das demandas advindas dos Centros com a organização de uma planilha de metas e prioridades, analisando a viabilidade conforme as possibilidades orçamentárias e financeiras da UEPB. E a última etapa do trabalho foi a elaboração do PDI conforme as exigências do Ministério da Educação e das planilhas definidas por Câmpus.

No documento disponível para consulta pública constam a missão, visão e princípios institucionais da UEPB; o perfil institucional, com definições sobre as áreas de atuação acadêmica, controle social, governança, dentre outras; Projeto Pedagógico Institucional, que reúne as diretrizes da política de ensino de graduação, pesquisa, pós-graduação e inovação, extensão, arte e cultura e gestão; planejamento e diretrizes das várias dimensões da Instituição e acompanhamento e avaliação do desenvolvimento institucional, com as bases para a avaliação e estratégias de acompanhamento e monitoramento do PDI;

A pró-reitora de Planejamento, Pollyana Xavier, lembra que a construção do PDI buscou envolver toda a comunidade universitária para que fosse formulado um documento que, além de atender ao que preconiza o Decreto 5.773, de 9 de maio de 2006 do Ministério da Educação (MEC), possa contemplar as demandas da UEPB e da sociedade.

“A Comissão do PDI trabalhou na elaboração de uma proposta, baseado em diagnósticos e discussões com setores administrativos e diretores dos Centros. Essa proposta está pronta para ser enviada ao Consuni, para ser analisada e aprovada pelos seus conselheiros. Mas, antes dessa etapa, estamos realizando essa consulta pública para toda a comunidade universitária. Essa foi a forma que encontramos para tornar o documento o mais democrático possível, e que, assim, ele se torne um instrumento de planejamento que reflita todas as necessidades da instituição e que sirva de guia para todos os gestores”, explica a pró-reitora.

A versão atual do PDI está disponível na página da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) (https://proreitorias.uepb.edu.br/proplan/) e as contribuições podem ser encaminhadas para o e-mail: pdi.uepb@gmail.com até o dia 10 de abril. Para ter acesso ao PDI 2022/2025 clique AQUI.

Texto: Juliana Marques