UEPB e Programa do Artesanato firmam parceria para participação da Instituição em ações culturais

23 de março de 2022

Pela primeira vez a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participará diretamente do Salão de Artesanato da Paraíba com a exibição de suas ações na área da cultura. A parceria que tornará possível a presença da Instituição no evento foi firmada na manhã desta quarta-feira (23), em reunião entre a reitora, professora Célia Regina Diniz, a primeira dama do Estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, bem como a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez.

O encontro aconteceu no gabinete da Reitoria, e também contou com a presença do chefe de Gabinete, professor Luciano Albino. Durante o encontro, a reitora e a presidente de honra e a gestora da PAP trataram das parcerias para a realização da 34ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, que será realizado entre os dias 10 e 30 de junho, em Campina Grande, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), pertencente à UEPB e cedido à Fundação Pedro Américo, que terá como tema “Bordados que contam história”.

Inicialmente, Ana Maria Lins e Marielza Rodriguez pediram à UEPB apoio na logística para abrigar os artesãos que devem participar do evento. A reitora prontamente atendeu o pedido e disponibilizou o Centro Artístico Cultural (CAC) da Instituição, para alojar cerca de 100 artesãos de toda a Paraíba. A reitora Célia Regina destacou que pensou no CAC por ser um lugar aconchegante, central, seguro e que respira artes, visto que a UEPB desenvolve diversas atividades artísticas no local, como aulas de balé, pintura e sanfona. Com a parceria, a Universidade vai ceder a estrutura de salas, copa, espaço de convivência e outros equipamentos existentes no local.

Como a UEPB tem uma gama de atividades voltadas para a cultura e a arte, a reitora propôs ampliar a parceria, envolvendo a Pró-reitora de Cultura (PROCULT) e o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), o que foi acatado pelas gestoras do PAP. Com isso, a UEPB terá um estande próprio dentro do Salão para apresentar suas ações culturais aos participantes do evento.

Durante a conversa, a reitora destacou que a UEPB tem atuado na difusão, preservação dos valores culturais e lembrou que a Instituição abriga um dos maiores acervos de cordéis da América Latina. “Inicialmente nós fomos procurados para conseguir alojamento para 100 artesãos da Paraíba, e de pronto nós identificamos o Centro Artístico Cultural para alojar essas pessoas que têm contribuído, mostrando o que é feito em nosso estado em termos de artesanato”, observou a reitora.

Para além disso, ela enfatizou que a UEPB vai aproveitar a parceria com o Salão de Artesanato para trabalhar todo o potencial da Instituição, apresentando algumas das atuações da Universidade na cultura paraibana. “Nós vamos ter um stand no Salão este ano, e a UEPB vai mostrar o que faz em questão de cultura e de arte”, observou.

A presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, agradeceu a parceria e a forma como a Reitoria da UEPB acatou a proposta. Ela disse que saiu do encontro satisfeita, sabendo da relevância da parceria em favor da cultura paraibana. “É muito importante essa parceria. Fomos muito bem recebidos e só temos a agradecer à reitora por essa parceria que só vai somar”, destacou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também enalteceu a parceria com a UEPB e lembrou que o Salão de Artesanato volta a ser realizado em Campina Grande de forma presencial, após dois anos sendo realizado de forma virtual, devido a pandemia. Ela classificou a parceria com a UEPB como sendo inovadora e aconchegante, que vai tornar ainda maior o evento. “O diferencial este ano é essa parceria com a UEPB que vem a somar. Por incrível que pareça, a UEPB com sede em Campina Grande, nunca havia sido parceira do Salão. Este ano chega para somar como uma das grandes parceiras desta iniciativa”, destacou.

Durante o encontro a reitora foi presenteada com uma agenda oficial do Salão de Artesanato, e retribuiu a gentileza com a entrega da Trilogia Cartas a Paulo Freire, publicada pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). Ainda foi marcada uma visita da a reitora e as gestoras do PAP ao Centro Artístico Cultural para a tarde desta quarta.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Hipólito Lucena