UEPB e Secretaria da Ciência e Tecnologia realizam Seminário Iberoamericano sobre qualidade ambiental

25 de março de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES) realizam, nesta terça-feira (26), a partir das 14h, no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I, em Campina Grande, o Seminário Iberoamericano: Impactos Sanitários da Qualidade Ambiental. Organizado pelos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), além da Rede PRODEMA representada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O evento nasce de um termo de cooperação firmado com a Organização Pan-Americana da Saúde, Escritório da Organização Mundial de Saúde para as Américas (OPAS/OMS) e Sociedade Iberoamericana de Saúde Ambiental (SIBSA), visando consolidar o encontro como importante fórum de debates acerca das consequências da qualidade ambiental sobre a saúde humana.

O evento será presencial, mas também será transmitido pelo canal da Rede UEPB no YouTube, sendo aberto não apenas aos professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, graduação e educação básica, bem como à comunidade em geral. Poderão participar do encontro lideranças sociais, agentes comunitários e profissionais de empresas privadas, públicas e não governamentais que atuam nas áreas do meio ambiente, saúde, educação, segurança alimentar, economia, desenvolvimento, planejamento e gestão. As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas presencialmente ou através de um formulário eletrônico disponibilizado pela Comissão Organizadora, nesta segunda-feira (25), gerando posteriormente certificado com duração de quatro horas.

O Seminário reúne o apoio de instituições com larga experiência no campo da formação acadêmico-científica e das políticas públicas e sociais, destacando-se o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (IDENE), Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESq), Consórcio Nordeste, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Universidade Johns Hopkins (UJH). A abertura do encontro contará com a presença do secretário da SECTIES Cláudio Furtado, da reitora da UEPB Célia Regina Diniz, do pesquisador Carlos Castillo-Salgado, assessor especial do Foro Regional de Saúde Pública da OPAS/OMS e professor da Universidade Johns Hopkins Bloomberg de Saúde Pública, além da presidenta da SIBSA, Susana Isabel García.

Conclamamos às pesquisadoras e pesquisadores a se reunirem por país ou mesmo região, para debaterem os problemas de saúde ambiental em nível local e aproveitarem a internacionalização, as experiências de profissionalização em saúde ambiental que oferece esse grande espaço de intercâmbio que é a Sociedade Iberoamericana de Saúde Ambiental, aberta a todos”, reitera García mesmo chamamento que fez por ocasião do 1º Congresso Virtual Iberoamericano de Saúde Ambiental, realizado em 2021, ainda em plena vigência da pandemia da covid-19.

Em sua primeira edição, o Seminário já reunirá uma rede de especialistas em âmbito nacional e internacional, incluindo o professor Jorge Rubén Zavatti, membro da SIBSA-Argentina, e Julio Alejandro Navoni, docente da Rede PRODEMA/UFRN, também membro da SIBSA-Argentina e da comissão organizadora do evento. “O seminário pretende contribuir para aprofundarmos o processo de atualização consciente e crítica em temas ambientais frente às visíveis mudanças climáticas e à emergência de problemáticas de saúde pública, vivenciadas nos últimos anos”, afirma Navoni. Realizarão palestras ainda o professor do PPGDR e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA/UEPB) Hermes Alves de Almeida, José Luciano Albino Barbosa, docente do PPGDR e chefe de gabinete da Reitoria da UEPB, assim como Cidoval Morais de Sousa, professor do PPGDR e do PPGECEM, diretor da Editora da UEPB e membro da comissão organizadora do seminário.

Saúde, educação e tecnologia social no controle de arboviroses
Logo depois das palestras, ocorrerá a exposição de pesquisas na área de saúde ambiental, desenvolvidas por pesquisadores da UEPB, em parceria com instituições nacionais e estrangeiras. Uma delas será o projeto Tecnologias Sociais e Educação Ambiental para o Controle Vetorial de Arboviroses: Promovendo a Saúde e a Qualidade de Vida no Semiárido Paraibano, aprovado junto à Chamada MCTIC/FNDCT-CNPq/MEC-CAPES/MS-Decit/Nº 14/2016-Prevenção e Combate ao vírus Zika. Linha Temática V – Desenvolvimento de tecnologias sociais e inovação em educação ambiental e sanitária.

Mais conhecido como Zika UEPB e coordenado pelo professor Cidoval Morais de Sousa, o projeto foi desenvolvido inicialmente com a colaboração de pesquisadores da UEPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco (FIOCRUZ-PE) e rede Waterlat-Gobacit, sendo realizado junto ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável São Saruê, no Cariri da Paraíba, composto por onze municípios.

Como objetivos o projeto busca, de um lado, analisar as políticas e práticas de promoção da saúde no contexto da tríplice epidemia da dengue, zika e Chikungunya, tendo como um dos seus vetores o mosquito Aedes aegypti, e, de outro, proporcionar uma formação que favoreça a interrelação educação-saúde, o desenvolvimento e a promoção de processos, técnicas e tecnologias sociais capazes de contribuir para a experimentação do bem viver no Semiárido nordestino.

O principal impacto social do projeto é representado pelos primeiros experimentos de laboratórios vivos instalados nas escolas dos municípios do Consórcio São Saruê, no modelo de hortas orgânicas e que servem também para a produção de plantas repelentes ao Aedes aegypti. “Os canteiros do laboratório vivo são construídos em formatos geométricos de modo que nas extremidades são colocadas as plantas repelentes. Com a ação do vento, elas difundem o aroma repelente para o centro dos canteiros, onde se encontram as plantações das hortaliças e leguminosas, evitando a propagação de pragas”, explica Sousa.

“As plantas são utilizadas para produção de repelentes naturais e suas mudas, por sinal, são distribuídas à população em geral para que, plantando em casa, ajude a expandi-las às mais diversas localidades da zona urbana e rural do município, sob o devido monitoramento dos agentes de saúde ambiental”, acrescentou.

Em 2022, o Zika UEPB que foi apresentado pela Prefeitura de Junco do Seridó como exemplo de ação de sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS) no município foi selecionado pela Secretaria de Estado da Saúde entre 128 projetos como uma das dez experiências mais exitosas da Paraíba para concorrer ao prêmio nacional “Aqui tem SUS”. A indicação aconteceu graças aos efeitos das ações do projeto no controle do Aedes aegypti. A produção e distribuição de repelentes em escolas e na zona rural diminuiu consideravelmente o índice de infestação do mosquito, a ponto de zerar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA) depois de 16 anos de notificação.

Dando continuidade à programação, acontecerá o debate das temáticas destacadas nas primeiras duas horas do Seminário Iberoamericano: Impactos Sanitários da Qualidade Ambiental. Os interessados em dirigir suas perguntas aos convidados poderão fazê-las presencialmente, remotamente pelo chat do canal da Rede UEPB no Youtube ou antecipadamente, através de mensagem endereçada aos contatos da comissão organizadora do evento, informados ao final desta matéria.

Exposição, feira e lançamento de livros
Durante todo o evento, a começar das 13h, a EDUEPB realizará no hall do 2º andar da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire uma grande exposição e feira de livros a preços acessíveis, voltada às áreas de meio ambiente, saúde, educação, economia solidária, desenvolvimento, ciência e tecnologia social. Entre os lançamentos de livros se destacam as obras recentemente submetidas ao novo Prêmio Jabuti Acadêmico que passa a disputar com o Prêmio Abeu, promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias, o reconhecimento mais importante do mercado editorial técnico-científico.

O seminário servirá, inclusive, para o pré-lançamento do livro Esmeraldas ao Vento, publicado pela EDUEPB e que, na próxima quinta-feira (28), será lançado oficialmente em Natal (RN), na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), do qual recebeu apoio. Teresa Paiva de Oliveira, autora da obra, é bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestra em Linguística Aplicada pela UFRN e servidora do Tribunal de Justiça da Paraíba. Poeta, contista e cronista desde criança, sua primeira obra publicada foi Gentil, Verás Que Um Filho Teu Não Foge à Luta, perfil de seu próprio pai que narra a história do homem que exerceu por anos a fio a função de médico e que motivou a mais nova publicação da autora, um relato desta feita sobre o cotidiano de vinte médicos que doam suas vidas a populações carentes do Sistema Único de Saúde no Estado potiguar.

“As histórias de cada um desses personagens são ilustradas nessa narrativa poética e devem ser exemplo para ser seguido na formação humanizada e científica dos recursos humanos da medicina e em todas as disciplinas da saúde no Brasil”, escreve no prefácio de Esmeraldas ao Vento o professor Carlos Castillo-Salgado. “Também, são lições para que os líderes do SUS possam vislumbrar as mudanças que precisam ser implementadas para que o Sistema Único de Saúde do Brasil ofereça aos seus médicos e aos demais profissionais da saúde a infraestrutura e os recursos necessários para cumprir a missão constitucional de oferecer uma saúde digna para todos”.

Além de aproveitar o encontro para prestar contas à população e dar visibilidade à produção técnico-científica dos pesquisadores da UEPB e de instituições parceiras, a editora fará a apresentação ainda de um catálogo premiado nacional e internacionalmente, seja com o prêmio Jabuti, em coedição com a Livraria da Física, seja com o prêmio Abeu, em parceria com a editora A União. Em 2022, a Eduepb venceu sozinha o segundo lugar da categoria Ciências Sociais Aplicadas do 8º Prêmio Abeu, com o livro organizado pelos professores Cidoval Morais de Sousa e Cilene Victor, intitulado A Pandemia na Sociedade de Risco: Perspectivas da Comunicação. Casos destacados também são as duas coleções que ganharam projeção no Brasil e no exterior, publicadas com A União, em homenagem ao centenário de dois brasileiros reconhecidos em todo o mundo – Cartas a Paulo Freire: Escritas por Quem Ousa Esperançar e Celso Furtado: a Esperança Militante.

A EDUEPB se destaca mais ainda ocupando o quarto lugar entre as editoras que fazem parte do SciELO Books, uma das mais importantes plataformas de livros eletrônicos do mundo Iberoamericano e do hemisfério sul do planeta. Com 59 publicações em acesso aberto, conforme recomenda sua política editorial, a editora atinge hoje quase sete milhões de downloads, uma média de 115 mil downloads por título, muito longe de uma tiragem impressa que raramente passa de 500 exemplares por obra. “Os livros da editora já indexados no SciELO também estarão disponíveis no Thoth futuramente, um sistema de disseminação de dados de alta qualidade que permitirá à editora mais uma ferramenta para ampliar a visibilidade e distribuição de metadados em acesso aberto”, já salientava a coordenadora do projeto SciELO Livros, Amanda de Souza Ramalho, durante o 9° Encontro da ABEU Nordeste, realizado em novembro passado, no Câmpus I, em Campina Grande.

Confira a programação completa AQUI.

Comissão Organizadora:
Antonio Roberto Faustino da Costa (DECOM/EDUEPB)
robertofaustino@servidor.uepb.edu.br (+55) 83-96671732
Cidoval Morais de Sousa (PPGDR/PPGECEM/UEPB)
cidoval@servidor.uepb.edu.br (+55) 83-81095885
Jorge Rubén Zavatti (SIBSA) jorgezavatti@gmail.com
Julio Alejandro Navoni (PRODEMA/UFRN/SIBSA) navoni.julio@gmail.com
Susana Isabel García (SIBSA) susana@hazmatargentina.com