UEPB e Universidade do Panamá firmam convênio para atender estudantes, docentes e técnicos administrativos

15 de março de 2024

Um convênio firmado entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Nacional do Panamá, e mais duas instituições panamenhas, vai possibilitar que estudantes e docentes do curso de Odontologia possam fazer experiência de intercâmbio na instituição paraibana. além de servidores técnicos administrativos.

O convênio assinado pela reitora Célia Regina Diniz foi entregue formalmente pelo professor e pró-reitor adjunto Estudantil, Manuel Antonio Gordón-Núñez, que representou a reitora no ato no país panamenho. Além da UEPB e da Universidade do Panamá, estão envolvidos no convênio a Associação Odontológica Panamenha e a Universidade Interamericana de Panamá. O ato protocolar aconteceu na sala da Reitora da Universidade do Panamá.

O acordo também prevê o intercâmbio entre as quatro instituições. Em missão institucional no Panamá, o professor Manuel Antonio Gordón explicou que o convênio, cujos termos gerais foram detalhados no documento assinado esta semana, contempla, inicialmente, atividades desenvolvidas no âmbito do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPB.

O acordo prevê inicialmente o fortalecimento do intercâmbio da Universidade do Panamá para cursarem mestrado e doutorado na UEPB. Professor Gordon observou que embora o convênio ainda não tivesse sido assinado formalmente, esse intercâmbio já está em vigor, tendo sido iniciado no edital do ano passado onde foram ofertadas as vagas.

“Agora são três convênios que existem com essas instituições. O fato de ter sido assinado com a Associação Odontológica Panamenha e com a Universidade Interamericana de Panamá, que também tem curso de Odontologia, já permitia que fosse aberta a possibilidade de vagas para possíveis candidatos a fazer mestrado e doutorado”, observou.

O professor destacou a importância dos convênios, visto que a UEPB vai contribuir para o fortalecimento da Pós-graduação nos cursos de Odontologia do Panamá, que segundo ele, não tem muitas pós-graduações na área. Com a recente mudança na legislação daquele país, que está sendo exigido que os professores de Ensino Superior tenham no mínimo o título de mestre para poder exercer a profissão. “Eles estão muito interessados que dê certo essa parceria para começar a capacitar os docentes da universidade, no caso específico do curso de Odontologia”, frisou.

O convênio oficialmente assinado, prevê também, conforme explicou o professor Manuel Antonio Gordón-Núñez, intercâmbio de informações científicas e realização de projetos em comum, para a obtenção de resultados que possam ser utilizados para a publicação de artigos científicos entre as quatro instituições. Também está previsto o fornecimento de material para pesquisa na área de Odontologia, visto que o Panamá é um terreno fértil nessa área, mas que ainda não tem sido explorado.

A proposta, conforme enfatizou o professor Gordón, é envolver futuramente professores e estudantes de outros cursos de graduação, além dos servidores técnicos administrativos, que poderão fazer cursos de capacitação. Nesse processo de internacionalização, existe a possibilidade de professores da UEPB também poderem fazer o intercâmbio para ministrar componentes curriculares na universidade panamenha. Em contrapartida, os professores das universidades do Panamá também poderão ministrar palestras e cursos em atividades da UEPB.

O professor Manoel Gordón está em missão institucional no Panamá como parte das ações do convênio e com todos os gastos pagos pela Associação Odontológica panamenha. Ao longo da semana ele participou de um Congresso de Odontologia, reuniões informativas, rodas de conversas, além de ter ministrado uma aula magna na Faculdade de Odontologia sobre metodologia científica.

O coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena, destacou a relevância desse intercâmbio. Ele também destacou o empenho do professor Manoel Gordón que por conhecer bem a realidade do Panamá soube identificar as necessidades daquele país, e procurar fortalecer os setores contemplados no convênio a partir da troca de experiência com a UEPB.

“Nós da Coordenação de Relações Internacionais estamos muito satisfeitos com a conclusão dessas tratativas e a formulação desses convênios com universidades e instituições panamenhas. A gente tem exatamente a dimensão da dificuldade que muitas vezes é conduzir os acordos e concluí-los. E isso a gente precisa agradecer ao empenho do professor Manoel Gordón, porque não só por ter nascido do Panamá, mas pelo empenho pessoal e identificar essas necessidades”, observou.
Texto: Severino Lopes