Universidade Estadual da Paraíba chega aos 58 anos de fundação como protagonista na educação superior

15 de março de 2024

Há 58, anos a Instituição que hoje conhecemos como Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dava seu primeiro passo para se tornar o patrimônio do povo paraibano, como é conhecida. Quando ela surgiu, em 15 de março de 1966, ainda como Universidade Regional do Nordeste (URNe), muitos sequer imaginavam que aquele templo do saber se transformaria em uma das principais universidades nordestinas e brasileira.

E foi a partir da coragem, visão, abnegação e entusiasmo de Edvaldo do Ó e outros companheiros que a Universidade saiu do papel e passou a ser uma realidade para o povo da Paraíba. Ao longo dessa história, a UEPB se transformou numa instituição comprometida com o desenvolvimento social e econômico do Estado, oferecendo ensino gratuito de qualidade, que acolhe filhos e filhas de trabalhadores e trabalhadoras, e todos os anos forma centenas de novos profissionais.

Atualmente, na graduação, a UEPB oferece ensino de qualidade para mais de 18 mil estudantes, em 58 cursos presenciais e seis em educação a distância, nas áreas da Saúde, Ciências Exatas, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, Educação e recebe cerca de três mil novos discentes por semestre. Um universo de pessoas que confirmam como a UEPB tem transformado a realidade e cumprido a missão de formar cidadãos críticos e socialmente responsáveis, através da produção e transmissão do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento educacional e sociocultural da Região Nordeste e, particularmente, da Paraíba.

Aos 58 anos completos em 2024 e sob o signo do desenvolvimento, do progresso, da inclusão, da valorização da mulher, que ganhou novos ares nessa política com a ascensão das professoras Celia Regina Diniz e Ivonildes da Silva Fonseca, respectivamente atuais reitora e vice-reitora. Com elas, a Universidade ganhou força com as ações afirmativas através da política de cotas de vagas, garantindo o acesso aos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Instituição às pessoas indígenas, ciganas, negras, quilombolas, portadoras de deficiências, com vulnerabilidade socioeconômica, transgênero, travestis e transexuais.

Um passo de cada vez
Desde o primeiro reitor, professor Williams de Souza Arruda, eleito na primeira reunião do Conselho Universitário (Consuni) para presidir a Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNe), em 13 de abril de 1966, muita coisa mudou. Williams Arruda não podia imaginar o tamanho que a Universidade iria se tornar. A Lei Municipal nº 23, de 15 de março de 1966, que criou a FURNe, se transformou em um divisor de água na história da educação superior paraibana.

Patrimônio da Paraíba e funcionando como espécie de mola propulsora no desenvolvimento do Estado, a UEPB, definitivamente, faz parte da vida do povo paraibano, com raízes fincadas em cada região paraibana. Presente em cada região do Estado, a Instituição ao longo desse período tem promovido conhecimento, educação e a promoção da ciência e do saber.

De 1966 até aqui, a Instituição que lançou as suas primeiras sementes em Campina Grande, rapidamente expandiu os seus “braços”, estando atualmente presente em nove cidades do Estado, sendo oito câmpus e um polo, com 12 Centros de Ensino. A UEPB alcança os 58 anos com atividades de ensino, pesquisa, extensão, ciência e tecnologia em seus câmpus instalados nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, além de um Polo em Sousa.

UEPB em ação: Travessia marcada por desafios, lutas e vitórias
A história da UEPB é marcada por momentos decisivos e importantes desde a sua criação como Universidade Regional do Nordeste (URNe), em 1966; passando pela Estadualização em 1987, conquistada por meio da Lei nº 4.977; pelo Reconhecimento do MEC em 1996, e a conquista da autonomia financeira, por meio da Lei Estadual nº 7.643 de 6 de agosto de 2004, que inaugurou uma nova fase na história da UEPB.

Neste percurso, já são 58 anos de Fundação, 36 de Estadualização, 27 de Reconhecimento pelo MEC e 19 de Autonomia. E cada etapa teve um valor singular. A criação, celebrada neste 15 de março abriu portas para o futuro. A Estadualização, conquistada graças à tenacidade dos protagonistas daquele movimento épico, inaugurou uma nova era. O Reconhecimento pelo MEC a tornou em uma Instituição de Ensino Superior consolidada em definitivo. Enquanto a Autonomia garantiu o aporte de recursos feitos pelo Governo da Paraíba para avançar em todas as áreas.

Dentro dos pilares da Pesquisa, Ensino e Extensão, a UEPB avança no tempo. São mais de 600 projetos de Iniciação Científica em plena execução. Nos últimos anos, a Universidade deu um significativo salto nos programas de pós-graduação, com a consolidação e expansão dos programas. São nove doutorados, 26 mestrados aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) e 14 cursos de especialização. A Instituição oferece ainda quatro cursos técnicos ofertados em duas escolas, e diversos cursos de graduação e pós-graduação disponibilizados no formato de EaD.

Dando vazão à sua criatividade de se reinventar ao longo do tempo, com os devidos recursos financeiros para desenvolver as suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a UEPB continua contribuindo de forma decisiva para as soluções dos graves problemas que assolam a Paraíba, entre eles, os setores educacional e de saúde.

A Instituição continua empreendendo esforços para a unificação do pensamento de todos os segmentos da comunidade universitária para uma maior compreensão da Autonomia Financeira e maior consciência do papel da Universidade Pública. Ao longo de sua história a UEPB tem comprovado possuir condições de expandir-se e melhorar a qualidade do ensino de graduação, além de investir na pós-graduação e nas atividades de pesquisa e extensão.

Texto e fotos: Codecom