Assembleia de Colação de Grau encerra semestre letivo 2023.1 no Centro de Ciências Humanas e Agrárias

27 de julho de 2023

Parar marcar o encerramento do semestre letivo 2023.1 do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi realizada na manhã desta quarta-feira (27) a assembleia solene de Colação de Grau do Câmpus IV da Instituição, localizado na cidade de Catolé do Rocha. O momento foi vivenciado com muita emoção por formandos e formandas, familiares e toda a comunidade do CCHA.

A solenidade foi presidida pela reitora Celia Regina Diniz, com as participações da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseza; do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; do diretor do CCHA, professor Edivan Silva Nunes Junior; do diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Ademilton Vieira Damasceno; da secretária de Educação de Catolé do Rocha, professora Maria Antônia Neto; além dos membros das Coordenações e professores dos cursos do Centro de Ciências Humanas e Agrárias.

O juramento dos concluintes foi proferido pela formanda do curso de Letras, Cristiane de Freitas Moreira. Após a leitura, foi o momento da oradora oficial das turmas concluintes, Maria Vitória Lopes, do curso de Letras, se dirigir aos colegas formandos palavras que reativaram memórias que ficaram gravadas ao longo dos últimos anos compartilhados no Câmpus IV. Segundo ela, o dia era esperado por muitos, uma vez que ele se reveste do sentimento de esforço, amor, dedicação e felicidade por terem conseguido concluir uma importante etapa de vida.

“Desejamos a partir de agora uma vida pessoal e profissional cheia de felicidade, de conquistas e realizações a cada um que aqui está se formando. Estamos saindo da UEPB não somente como profissionais formados pelo conhecimento, mas também como seres humanos apaixonados pela educação e pelo servir ao próximo. Que nós possamos levar para o mundo tudo de bom que o Câmpus IV nos ofereceu”, desejou a oradora.

Dando prosseguimento à solenidade, foi a vez do paraninfo se dirigir aos concluintes desejando felicidades, como também de agradecer a escolha de seu nome para eternizar este momento. O senhor Lauro Adolfo Maia Serafim, prefeito do município de Catolé do Rocha, manifestou seu profundo respeito pelo trabalho que a UEPB faz na região, além de reconhecer a parceria que a Instituição sempre manteve com a prefeitura.

“Além de reconhecer tudo que a UEPB fez e faz para Catolé do Rocha e região, quero fazer uma saudação especial aos concluintes deste semestre. Vivemos em um mundo onde, cada vez mais, o conhecimento é a base do progresso, das conquistas e do sucesso. Acredito que vocês saem daqui preparados para o mercado de trabalho e com o desejo de fazer o melhor para próximo”, afirmou o paraninfo.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, também dirigiu seu discurso aos concluintes palavras de incentivo e de reconhecimento pela conquista da formatura. Segundo ele, ao longo dos anos de realização do curso persistiu uma tensão emocional, pessoal, financeira e nacional com as inúmeras dificuldades enfrentadas na caminhada, mas que todos conseguiram vencer essas dificuldades. “É o momento de culminância, mas é também o momento de um novo lugar de partida e de uma nova caminhada a ser iniciada”, destacou.

A reitora, professora Celia Regina Diniz, também se dirigiu aos formandos e formandas desejando sucesso nesta nova fase da vida. Ela afirmou ainda que durante o curso, nas salas de aula, nos laboratórios, nos corredores da Universidade e nos espaços de pesquisa, de extensão e cultura, todos e todas tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. “Espero que além do conhecimento técnico adquirido aqui na UEPB, que é uma instituição pública e gratuita, vocês tenham cultivado também valores, como a ética, o respeito, a empatia e a responsabilidade social” disse.

O momento mais aguardado da solenidade foi a conferência do grau acadêmico que foi iniciado com os concluintes do curso de Agronomia. Daniel da Silva Dantas, representou seus colegas e recebeu o grau da professora Rosangela da Silva Figueiredo Santos, coordenadora adjunta do curso. Em seguida, o coordenador do curso de Letras, professor Aríbio Farias Conceição, conferiu o grau acadêmico a concluinte Alessandra Barreto de Freitas, que representou a turma. Após uma grande salva de palmas aos agora novos profissionais formandos do CCHA, a solenidade de Colação de Grau foi encerrada.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos