Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida continua temporariamente fechada e aguarda novas instalações

4 de abril de 2023

A Coordenadoria de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, localizada no Câmpus I, em Campina Grande, encontra-se em processo de reorganização e temporariamente fechada ao público. Todas as outras bibliotecas da UEPB continuam funcionando normalmente e em seus horários habituais.

“Somente com atividades internas, a equipe da Átila Almeida planeja ações que dinamizam um melhor e diversificado uso do acervo, de maneira que permita a segurança e preservação de suas obras raras que possuem grande valor histórico e cultural, contendo livros, folhetos, dicionários, jornais, manuscritos, documentos, cordéis e fotografias”, disse Fernanda Mirelle de Almeida, coordenadora de Bibliotecas da UEPB.

Enquanto o acervo aguarda novas instalações, bibliotecários e auxiliares de biblioteca continuam o processo de digitalização dos cordéis, processo de indexação do material e organização dos acervos, entre outras atividades. A Biblioteca Átila Almeida ocupava um corredor do primeiro andar do prédio administrativo da Universidade Estadual e as novas acomodações serão no novo prédio da Biblioteca Central.

Ainda segundo Fernanda, as novas acomodações incluem espaços para visitação e pesquisa, garantindo conforto de estudiosos, pesquisadores e interessados em história e cultura. Haverá espaço para processamento técnico, espaço exclusivo para a pesquisa e ainda uma área de exposição, onde a Biblioteca promoverá exibições sazonais.

“A Coordenadoria de Bibliotecas pede a compreensão de todos os frequentadores e reitera que estes esforços são realizados para garantir a integridade do acervo e o retorno do atendimento ao público o mais breve possível”, relatou Fernanda Almeida. Devido à reforma estrutural, ainda não há uma data para visitação externa. Enquanto isso, seguem as ações de melhorias e obras supervisionadas por arquitetos e pela Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA).

Texto: Juliana Rosas