Curso de Gestão Pública Municipal inicia atividades com debate ao vivo sobre a mulher na gestão pública

6 de abril de 2021

A Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou na noite deste segunda-feira (5) a aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, abrindo o calendário acadêmico com a temática “Mulher e gestão pública”.
A live, transmitida pelo canal Rede Uepb no YouTube, contou com as participações de Vaneide Lima Silva e Shirleyde Alves dos Santos, pró-reitoras de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância e que mediaram o diálogo; da pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) Nadja Maria da Silva Oliveira; e das convidadas, professora Ivonildes da Silva Fonseca, vice-reitora da UEPB; e da vereadora municipal de Campina Grande, Jô Oliveira.
Em clima de descontração, a temática foi abordada seriamente pelas convidadas que destacaram o avanço das mulheres em espaços públicos como universidades e câmaras de vereadores, ao mesmo tempo em que ressaltaram que ainda falta um grande caminho para ser percorrido pelas mesmas no quesito equidade salarial e participação em espaços exclusivamente ou majoritariamente masculinos.
A vice-reitora, Ivonildes Fonseca, destacou em sua fala a importância da não objetificação do masculino e do feminino na infância, evitando assim que crianças cresçam rotuladas e crentes de não serem capazes de estarem em espaços, públicos ou privados, específicos a homens ou a mulheres. Por outro lado, Jô Oliveira, reforçou que dentro dos espaços públicos, especialmente os políticos, as mulheres precisam ocupar cargos que deem maior destaque as suas ações evidenciando assim, sua capacidade de gerir e liderar.
Durante quase duas horas, pouco mais de 200 pessoas entre estudantes, tutores/as, professores/as e funcionários/as da UEPB participaram de uma discussão rica proporcionada por quatro mulheres, que em seus cargos de gestão, reforçaram que “lugar de mulher é onde ela quiser”. Porém, para que isso ocorra em um curto espaço de tempo, é preciso a participação de mais mulheres nesses espaços e especialmente, o apoio dos homens, como concordaram as convidadas. Segundo Vaneide Lima, a universidade pública e a educação se fazem presentes nessa construção acadêmico-filosófica de novos modelos de gestores público.
Para assistir a Aula Inaugural clique AQUI.
Texto: Carol Cavalcanti