Pesquisadores da UEPB estão entre os principais do país aprovados em chamada pública do CNPq

21 de dezembro de 2021

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi contemplado, recentemente, com a aprovação na Chamada 04/2021 de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reconhece os principais pesquisadores do país. Ao todo, foram aprovados seis docentes da UEPB.

Dois destes, Dixis Pedraza e Wilton Lopes, já integravam o grupo dos 17 pesquisadores com bolsas de produtividade e tiveram a renovação. Outros quatro, Carlos Henrique Meneses, Germano Veras, José Tavares de Sousa e Wanderlan Alves, somaram-se ao conjunto de cientistas da Instituição contemplados nesta Chamada. Assim, a UEPB passa a contar com 22 pesquisadores doutores com bolsa de produtividade do CNPq.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime avalia a importância desse resultado para a UEPB. “As bolsas de produtividade em pesquisa podem ser equiparadas a uma honraria concedida aos professores que conseguem se destacar pela quantidade e qualidade da sua produção acadêmica ao longo de um ciclo de cinco a dez anos. Então, isso é na verdade fruto de um trabalho de muitos anos destes pesquisadores e é com muita felicidade que a gente recebe esse resultado que é um reconhecimento a mais para a UEPB e pode nos ajudar na melhoria dos nossos indicadores de produção científica”, pondera.

O professor Carlos Henrique Meneses destacou que, além da importância da bolsa de produtividade para a carreira do pesquisador e para a certificação das Instituições onde os contemplamos são lotados, o recurso captado acaba incentivando a geração de resultados e publicações de alto impacto. “A bolsa de produtividade em pesquisa é decisiva como uma fonte de financiamento para pesquisa, além de ser uma forma de reconhecimento. No meu caso, é o retorno de todo o trabalho realizado ao longo de dez anos, no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias. É o fruto de muita dedicação tanto da minha parte, quanto dos alunos de graduação e de Pós-Graduação que são meus parceiros”, explica.

A bolsa de Produtividade em Pesquisa é um mérito que os pesquisadores com doutorado de todas as áreas do conhecimento podem solicitar, com a finalidade de aprimorar suas carreiras acadêmicas, bem como contribuir com a representatividade científica da área em que atuam. Dessa forma, a iniciativa busca valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

Acesse aqui o resultado da chamada 04/2021.

Texto: Juliana Marques