Projeto de Agrometeorologia impulsiona desenvolvimento sustentável na microrregião de Campina Grande

22 de setembro de 2023

O projeto de extensão “Difusão de conhecimentos agrometeorológicos auxiliada por Estação Meteorológica Automática na Microrregião de Campina Grande”, visa promover a difusão de conhecimentos básicos em agrometeorologia, primando por educação de qualidade, inclusiva e equitativa, além de proporcionar oportunidades de aprendizagem contínua da vida dos interessados. É uma atividade acadêmica do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e da Escola Agrícola Assis Chateaubriand (EAAC), cadastrado na Pró-reitoria de Extensão (PROEX), edital Cota 2023/2024.

O projeto teve início em abril deste ano, com treinamento de estudantes voluntários e bolsistas, orientados pelos professores Messias Firmino, coordenador do projeto, e Márcia Azevedo. As atividades práticas e teóricas ocorrem no Câmpus II, localizado em Lagoa Seca, no Sítio Imbaúba, Zona Rural. O programa abrange não apenas estudantes da UEPB, mas também agricultores, cooperativas, associações, ONGs, estudantes de graduação, ensino médio e técnico de instituições públicas ou privadas, e qualquer pessoa interessada na agrometeorologia agrícola.

A Microrregião
A microrregião de Campina Grande, que engloba os municípios de Campina Grande, Boa Vista, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba, Puxinanã, Queimadas e Serra Redonda é o principal campo de atuação do projeto. Este tem como objetivos principais fornecer conhecimentos atualizados sobre agrometeorologia e agronomia para melhorar a produção agrícola e a qualidade de vida das comunidades rurais e urbanas da região, assim como manter a população bem informada sobre diversos assuntos meteorológicos, dentre eles divulgar alertas climáticos para ajudar nas ações das Defesas Civis dos municípios e as previsões climáticas fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Também disponibiliza, em tempo real, diversos dados meteorológicos (pluviometria, umidade relativa do ar, radiação solar, temperatura do ar, água e do solo, velocidade e direção do vento, umidade do solo, evapotranspiração de referência (ETO), dentre vários outros) coletados instantaneamente, 24 horas por dia, na Estação Meteorológica Automática instalada no Câmpus II. Todas essas informações são disponibilizadas no Instagram do projeto (@agrometeorologia_uepbcii), podendo serem utilizadas para fins de pesquisas científicas, didáticas, manejo hídrico das plantações, incluindo o controle preventivo de pragas e doenças oportunistas que podem surgir nas plantações de acordo com as condições climáticas.

As atividades do cronograma do projeto para os primeiros 24 meses envolvem 24 visitas técnicas, cada uma com duração média de duas horas, abertas a grupos de até 20 pessoas, onde os participantes terão a oportunidade de aprender teoria em sala de aula e entendê-la na prática, com a ajuda de equipamentos modernos, como datashow, computadores, material didático digital e uma Estação Meteorológica Automática completa. Estas visitas tiveram início em abril e estão ocorrendo sempre que há grupos de estudantes, produtores rurais, dentre outros interessados em conhecer a Estação Meteorológica Automática na Microrregião de Campina Grande.

Desenvolvimento sustentável
“Este projeto é um passo significativo na busca da difusão de conhecimentos agrometeorológicos para a melhoria da qualidade de vida da população, através de ações de planejamento para o desenvolvimento sustentável, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU), que visam assegurar a educação de qualidade, inclusiva e equitativa e o combate as alterações climáticas, respectivamente”, disse o professor Messias Firmino, que coordena o projeto.

Ele acrescenta que o projeto demonstra o compromisso da UEPB em promover o aprendizado contínuo, melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais e urbanas e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. “A agrometeorologia é uma ferramenta essencial para a agricultura moderna, e este projeto oferece a oportunidade de adquirir conhecimentos agrometeorológicos básicos que podem impulsionar o setor agrícola, pesquisas acadêmicas e manter a população bem informada sobre alertas climáticos emitidos pelo INMET e beneficiando toda a sociedade da Microrregião de Campina Grande”, explicou o docente.

Compõem ainda a equipe técnica do projeto, os docentes Márcia Rejane de Queiroz Almeida Azevedo, Leoberto de Alcântara Formiga, José Félix de Brito Neto e Mario Sergio de Araujo; e os estudantes Joyce Dias da Silva (bolsista), Juliano Silva Souza, Gilvan Silva Duarte, Lucas Emanuel, Saul Lafayete Formiga Filho e Simone Duarte.

Redes Sociais e Cartilha Meteorológica
Para tornar as informações sobre o projeto acessíveis a todos, a equipe criou um perfil no Instagram, dedicado ao compartilhamento de informações sobre o projeto, visitas técnicas à Estação Meteorológica Automática da UEPB e o acesso em tempo real aos dados meteorológicos gerados na Estação. Os interessados também podem acessar a Cartilha Agrometeorológica no formato PDF, disponível para download.

Oficina
Durante o 3º Congresso Universitário da UEPB, que acontece de 6 a 10 de novembro, o projeto oferecerá uma oficina sobre Agrometeorologia: “Difusão de conhecimentos agrometeorológicos auxiliada por Estação Meteorológica Automática na Microrregião de Campina Grande”, com vagas limitadas. Interessados poderão garantir a sua inscrevendo-se neste endereço.

Visita
Interessados em visitar a Estação Meteorológica Automática podem agendar visitas por meio do Instagram (@agrometeorologia_uepbcii) ou por telefone (83) 99370-7297.