2º Encontro de Leitura e Escrita em Educação Matemática celebra 10 anos de grupo de pesquisa da área

16 de novembro de 2023

De 20 a 24 de novembro, professores, pesquisadores e estudantes do ensino superior interessados em educação matemática estão convidados para o 2º Encontro de Leitura e Escrita em Educação Matemática (2º ELEEM) e o 2º Festival Latino-americano de Matemática, Arte e Literatura (2º FEMAL) que traz o tema Educação Matemática, Leitura, Escrita e Justiça Social. As atividades acontecerão no Câmpus de Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O evento também irá comemorar os 10 anos do Grupo de Pesquisa Político-Pedagógico do Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) do Departamento de Matemática do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UEPB, coordenado pelo professor Joelson Pimentel. Na abertura, haverá a presença de duas pesquisadoras internacionais, da Universidade do Chile. O evento contará com palestras, apresentação teatral, exposição de obras, mesa-redonda, defesa de tese e dissertação, apresentação de pesquisas e roda de conversa.

O professor Joelson destacou, na programação, a encenação da peça teatral “As plêiades da matemática”, pelo grupo Matemática Encena do LEEMAT. A peça foi escrita pelo teatrólogo Marcos Freitas, com direção do professor Joelson Pimentel e Evaldo Luiz, estrelando “mulheres matemáticas que transformaram o mundo”.

O docente ainda mencionou que, no dia 24/11, durante todo o dia, haverá exposição das obras (desenhos, pinturas, fotografias, memes e tirinhas) que compõem o 2º FEMAL. As obras estarão expostas no bloco C do CCT. Neste mesmo dia, “em particular, das 17 às 20h30, haverá um compartilhamento síncrono da festividade com a Uchile e outras instituições latino-americanas, em modo híbrido”, disse o professor Joelson Pimentel.

Confira aqui a programação completa.

Texto: Juliana Rosas