Assembleias solenes em Campina Grande encerram Colações de Grau do semestre letivo 2023.1

29 de julho de 2023

Colação de grau: ato oficial da universidade e momento simbólico e celebrativo da finalização das atividades acadêmicas desenvolvidas por estudantes e professores. Assim a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) definiu a solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2023/1. Nesta sexta-feira (28), a UEPB promoveu duas solenidades que formaram oficialmente centenas de estudantes dos câmpus I, II e VIII.

As cerimônias aconteceram nos turnos manhã e tarde, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande, e também de forma remota. Pela manhã, colaram grau os estudantes do Centros de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Educação (CEDUC), do câmpus I, em Campina Grande; Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Câmpus II, em Lagoa Seca; e Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, do Câmpus VIII, em Araruna, estes último de forma remota.

As solenidades foram presididas pela reitora, professora Celia Regina Diniz, e ainda formaram a mesa da cerimônia da manhã a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Vagda Gutemberg; professor Mário Sérgio de Araújo, diretor do CCAA; professora Margareth Maria de Melo, diretora adjunta do CEDUC; e professor Ricardo Ferreira Dantas, diretor adjunto do CCSA. O paraninfo das turmas concluintes foi o professor Luiz Custódio da Silva, do Departamento de Comunicação, que também compôs a mesa.

Cassia Beatriz Rodrigues Leite, do curso de Ciências Contábeis, foi a juramentista e Tibério Agra Lucas, formando do bacharelado em Administração, o orador das turmas concluintes 2023.1. Tibério é também servidor da UEPB e estava bastante emocionado em seu discurso, especialmente ao falar de seus familiares.

Joao Vitor da Silva Pereira, formando de Agroecologia, recebeu o grau acadêmico do professor Mário Sérgio de Araújo, em nome de todos os concluintes do CCAA. O professor Ricardo Ferreira, diretor do CCSA, conferiu o grau acadêmico a todos os formandos do Centro, recebido simbolicamente por Raian Silva, do curso de Administração. Margareth Melo, conferiu o grau acadêmico aos estudantes do CEDUC, representados pela concluinte Renali Ferreira Rocha, do curso de Letras Português.

Solenidade vespertina
À tarde, colaram grau os estudantes dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) e do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), todos do Câmpus I. Compuseram a mesa a reitora Celia Regina, os docentes Eli Brandão, Vagda Gutemberg e Luiz Custódio; e ainda a professora Nícia Stelita Cruz, diretora do CCBS; professor Gustavo Henrique Esteves, diretor do CCT; professor Ricardo Bezerra, diretor do CCJ; e a professora Núbia Nascimento, pró-reitora Estudantil.

O estudante do curso de Direito, Adamis Oliveira, foi o juramentista; e as formandas Luciana Ferreira e Joana D’Arc Araújo, dos cursos de Educação Física e Direito, respectivamente, foram as oradoras das turmas concluintes. Nas falam de ambas, a lembrança da pandemia e seus desafios, e a ameaça à democracia dos últimos anos.

A professora Nícia Stelita concedeu o grau acadêmico a Larissa Martins da Silva, concluinte de Fisioterapia, que representou todos os formandos do CCBS. O diretor do CCT, professor Gustavo Henrique, conferiu o grau aos estudantes do Centro, recebido pela formanda Keren Moreira da Silva, do curso de Licenciatura em Química. O professor Ricardo Bezerra, diretor do CCJ, conferiu o grau acadêmico a todos os formandos de Direito, recebido pela concluinte Izabelle Mayara Ramos de Oliveira.

Falas
O professor Luiz Custódio, paraninfo das turmas concluintes do semestre 2023.1, em ambos os turnos, mencionou o papel formador e transformador da Universidade. Enquanto professor de Jornalismo, afirmou que estes profissionais não devem apenas informar, mas ajudar a sociedade a interpretar informações.

Na fala do professor Eli Brandão, que também discursou nos dois turnos, vários números relevantes. Nestas solenidades de colação de grau, a UEPB está formando mais de 700 estudantes, entregando à sociedade centenas de novos profissionais. Ele ainda afirmou que a Instituição mostra sua diversidade e inclusão tendo cerca de 60% de graduandas mulheres, cerca de 50% de negros e pardos, aproximadamente metade de acadêmicos oriundos de escolas públicas e cerca de 90% de estudantes do próprio estado paraibano. Mencionou ainda que universidades públicas brasileiras são responsáveis por mais de 90% da pesquisa e inovação do país, além da melhor qualidade de ensino.

A reitora Celia Regina reafirmou que o dia era de realização e celebração. Mencionou a honra de ter o professor Custódio como paraninfo e pelo seu trabalho desenvolvido na Instituição; elogiou os discursos das oradoras e também falou da marca da pandemia em nossas vidas. “A UEPB busca sempre formar indivíduos capazes de pensar criticamente, questionar o status quo e buscar soluções inovadoras para os desafios do mundo contemporâneo. Encorajamos estudantes a serem agentes de mudança e a contribuir para construção mais justa, solidaria e sustentável”, afirmou a reitora.

Ao final de cada solenidade, os formandos e formandas receberam uma efusiva salva de palmas dos presentes em celebração à conquista alcançada.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos