Comissão divulga resultado final do Meu Projeto em 3 Minutos e premiação ocorre durante 28ª edição do ENIC

5 de novembro de 2021

A Comissão Organizadora do programa de divulgação do conhecimento “Meu Projeto em 3 Minutos” divulgou, nesta sexta-feira (5) o resultado final do edital após a análise dos recursos. Os vídeos escolhidos pelas comissões avaliadoras na primeira etapa, e que alcançaram primeiro, segundo e terceiro lugar no número de curtidas no canal da TV UEPB no YouTube, recebem o prêmio por categoria (extensão, pesquisa e pós-graduação). A premiação ocorrerá durante a 28º edição do Encontro de Iniciação Científica (ENIC), a ser realizado nos dias 14 e 15 de dezembro. Além do resultado, a Comissão também divulgou uma nota em resposta aos recursos apresentados no decorrer do edital.

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, essa primeira experiência alcançou uma boa adesão da comunidade acadêmica, estimulou a divulgação científica por meio da linguagem audiovisual e serviu de experiência para que as dificuldades enfrentadas nessa primeira edição sejam superadas nos próximos anos.

“Faço uma avaliação positiva desse projeto. Tivemos uma boa adesão da Universidade, e recebemos uma quantidade considerável de vídeos e um grande número de visualizações e curtidas. Também contribuímos com a formação dos estudantes, estimulando a apresentação dos resultados dos projetos por meio do audiovisual e com linguagem acessível, que permite uma maior visibilidade. Por se tratar de uma primeira edição, identificamos algumas situações que precisam ser aprimoradas, sobretudo quanto à forma de classificação da segunda fase do concurso, que certamente será aprimorada numa próxima edição. Enfim, gostaríamos de agradecer a todos e todas que participaram, dedicaram um pouco de seu tempo para preparar e submeter seus vídeos e contribuíram com a UEPB em todas as áreas do conhecimento não apenas atuando em seus projetos, mas, divulgando suas ações neste edital”, pondera o professor Francisco Jaime.

A pró-reitora de extensão, professora Maria do Socorro Barbosa e Silva, considera que o edital teve um grande impacto na comunidade acadêmica no sentido de oportunizar aos estudantes de graduação e pós-graduação da UEPB que desenvolvem pesquisa e extensão a divulgação dos seus trabalhos em forma de vídeo e, ao mesmo tempo, dar retorno à sociedade dos investimentos que são feitos na UEPB.

“Iniciativas como essa são importantes na formação dos alunos, aprimorando a habilidade de comunicação numa linguagem acessível, além de possibilitar o acesso do público externo aos projetos desenvolvidos na Universidade. Então, eu parabenizo a todos e todas que participaram da competição, pela qualidade e originalidade dos vídeos e diversidade de temas apresentados”, analisa a pró-reitora de extensão.

Para o coordenador de Comunicação da UEPB, Hipólito Lucena, o edital cumpriu seu papel de popularização das ações de pesquisa e extensão desenvolvidas na UEPB e evidenciou o potencial dos projetos da UEPB que se consolida como referência no conhecimento científico da região Nordeste e do país. “Consideramos que tivemos êxito pela qualidade dos vídeos e de projetos apresentados e pelo número de acessos e de interações em nosso canal o que demonstra o largo alcance do conteúdo que divulgamos”, avalia.

Organizado pelas Pró-Reitorias de Extensão, Pós-Praduação e Pesquisa, e Coordenadoria de Comunicação, o referido edital premia os estudantes cujos trabalhos alcançaram maior visibilidade, aferida pelas curtidas, com R$ 3 mil para os primeiros colocados, R$ 1.700 para os segundos lugares, e R$ 1 mil para os terceiros colocados.

Os vídeos selecionados na segunda etapa do edital podem ser acessados no canal da TV UEPB no YouTube por playlist separada por: pós-graduação, pesquisa e extensão.

Confira o resultado AQUI.

Texto: Juliana Marques