Consepe aprova turma de Especialização em Estudos em História Local e três novos projeto pedagógicos

31 de julho de 2023

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (31), a abertura de nova turma do curso de Especialização em Estudos em História Local: sociedade, educação e cultura, do Centro de Educação, no Câmpus I.

Na mesma reunião, realizada por videoconferência, sob a presidência da reitora Celia Regina Diniz, e com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, o Consepe também aprovou por unanimidade a proposta de Projeto Pedagógico de três outros três cursos de Especialização em Lato Sensu. São eles: Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita; Especialização em Meios Adequados de Solução de Conflito; e Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho e Previdenciário.

Inicialmente foi aprovado o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita, do Centro de Humanidades (CH), Câmpus III, em Guarabira. A proposta nasceu no Departamento de Letras do CH e rendeu elogios dos professores conselheiros. A relatoria foi da conselheira Maria do Socorro Moura Montenegro, que deu parecer favorável e foi seguido pelos demais conselheiros.

O curso de Especialização em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita, coordenado pelo professor Paulo Vinícius Ávila Nóbrega, será realizado no Centro de Humanidades Osmar de Aquino e visa dar continuidade à política de consolidação da pós-graduação desenvolvida pela UEPB. Em seu parecer, a professora destacou que o curso obedece aos trâmites legais na Instituição e enfatizou a importância do projeto para o Departamento de Letras.

Nessa turma serão oferecidas 35 vagas na modalidade modular, destinadas a egressos do curso de Licenciatura em Letras ou Pedagogia do CH, ou de outras instituições, egressos do curso de Psicopedagogia ou Fonoaudiologia, além de servidores da UEPB. O curso será realizado em agosto deste ano e se estenderá até agosto de 2024. A carga horária será de 360 aulas e 120 horas para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), totalizando 480 horas.

Em seguida os conselheiros aprovaram a proposta do projeto pedagógico do novo Curso de Especialização em Meios Adequados de Solução de Conflitos. A proposta encaminhada pelo Centro de Ciências e Jurídicas (CCJ) foi relatada pelo conselheiro Auríbio Farias Conceição. Este curso é fruto do convênio celebrado entre a UEPB e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região e a Escola Superior da Magistratura Trabalhista, sendo o CCJ o responsável pela realização.

O curso está previsto para começar em agosto no modo presencial. As aulas serão ministradas no Centro de Ciências Jurídicas. A duração é de 16 meses, sendo 12 meses destinados para a conclusão das disciplinas e quatro para a confecção e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. No seu parecer, o professor Auríbio Farias Conceição destacou a importância a ser dada as questões relativas à negociação de conflitos nos diferentes campos. A proposta, segundo ele, está alinhada às orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Considero político que o diálogo da universidade com a sociedade deve ser sempre mais intenso, sobretudo, estabelecendo parcerias que auxiliem os tribunais através das soluções pacíficas de conflitos”, destacou o relator. Ele lembrou que a UEPB e a instituição conveniada têm profissionais atuando neste campo, altamente capacitados para ministrar a Especialização.

Na mesma reunião, foi aprovada ainda a proposta encaminhada pelo CCJ que estabelece o Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho e Previdenciário, turma pioneira. A relatoria é do conselheiro José Jamilton Rodrigues dos Santos. O curso tem como público-alvo graduados com formação em Direito e também se destina a servidores das instituições conveniadas, além de magistrados interessados. Ele também será realizado no Centro de Ciências Jurídicas, com duração de 16 meses, sendo 12 meses destinados para a conclusão das disciplinas e quatro meses para a confecção e defesa do trabalho de conclusão.

A reitora Celia Regina e a vice-reitora Ivonildes Fonseca, parabenizaram o CCJ pelos dois novos cursos, e destacaram a relevância da iniciativa. “É grande o número de egressos interessados a realizar estes cursos”, destacou a reitora. Agora, todos os processos seguem para votação no Conselho Universitário (Consuni).

Nova turma de especialização
Após aprovar os projetos pedagógicos dos três cursos, o Consepe aprovou a proposta do Núcleo de Pesquisa e Extensão e História Local (NUPEH), que solicitou a abertura da terceira turma do curso de Especialização em Estudos em História Local: sociedade, educação e cultura, do Centro de Educação (CEDUC), no Câmpus I, tendo como relator, o professor Arlandson Matheus Silva Oliveira.

Nessa terceira turma, o período de realização será de 31 de agosto até 31 de outubro de 2024. A carga horária será de 390 horas a ser ministrada na modalidade modular. Nessa nova turma, serão oferecidas 20 vagas e podem concorrer os licenciados em História. O curso será coordenado pelo professor Juvandi de Souza Santos e tem como objetivo qualificar profissionais de História, proporcionando-lhes habilitações e competências no ensino e na pesquisa acerca da história da cultura e da sociedade local, capacitando-os para uma atuação em que o conhecimento seja contributo para o exercício contínuo da cidadania.

A pró-reitora adjunta de Graduação e Pesquisa, professora Nadja Oliveira, destacou a relevância da Especialização e o crescimento dos cursos de Pós-graduação na UEPB, especialmente os cursos de Lato Sensu.

Texto: Severino Lopes