Coordenação de História do Centro de Humanidades promove 2ª edição da Jornada Histórias Plurais

5 de setembro de 2023

Painel, exposição, debate, poesia e lançamento de livros. A Coordenação do curso de História do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, em Guarabira, promove, nos dias 18 e 19 de setembro a 2ª edição da Jornada Histórias Plurais. O evento, que também conta com a promoção do GT de Estudos de Gênero, Interseccionalidades e Feminismos da ANPUH-PB, tem como objetivo reunir professores e egressos no debate em torno da diversidade teórica e de mundo que envolvem a produção do conhecimento histórico na contemporaneidade.

A Jornada acontecerá no auditório do CH. No primeiro dia do evento, no turno da tarde, está programado a roda de conversa “Resistências e lutas camponesas na Paraíba”, com a professora Dayane Nascimento Sobreira (UEPB/Fundação Memorial da América Latina e Diego Pessoa Irineu de França (UEPB), e o lançamento do livro “Teologia da Libertação e práxis: memórias territoriais de lágrimas e luta pela terra na região de Guarabira”.

Já a partir das 19h acontece o painel temático e artístico “Paraibanas, sim, senhoras!”, com a atriz e professora Djanira Meneses da Silva e a mestra em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Janaína Vicente da Silva. Essa atividade será coordenada pela professora Susel Oliveira da Rosa (UEPB). Haverá ainda o lançamento do livro “Vila de Poesia”.

Na terça-feira (19h), a partir das 14h, acontece o painel temático “Juventudes em movimento: sociabilidades rebeldes (1950-1960)”, coordenado pelo professor Ramsés Nunes e Silva e a professora Alômia Abrantes da Silva, ambos da UEPB; além do lançamento do livro “Playboys, transviados e brotinhos: uma história do rock’n roll na cidade de João Pessoa (1955-1960)”. A partir das 13h30 está programado o painel temático e artístico “Por uma educação libertária”, com Fernando Domingos de Aguiar Júnior (FIOCRUZ) e Waldeci Ferreira Chagas (UEPB). Em seguida será exibido o curta-metragem “O Pato”. O evento conta ainda com a exposição arte Naif de Lucas Santos e a Feirinha de Artesanato.

A programação também está disponível AQUI.

Texto: Severino Lopes