Coordenadoria de Inovação Tecnológica registra novos softwares junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial

22 de agosto de 2023

Recentemente, a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), setor responsável pela proteção das propriedades intelectuais da Instituição, celebrou o registro de mais três softwares desenvolvidos por pesquisadores da Universidade junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). No total, a Inovatec já depositou 33 softwares no Instituto, sendo oito somente em 2023.

O registro de software junto ao INPI busca garantir proteção da criação intelectual de um programa que opera em computadores e impedir a reprodução de cópias sem autorização, além do uso indevido ou da venda de todo e qualquer programa de computador. É uma forma de assegurar aos autores seus direitos de exclusividade na produção, uso e comercialização de sua criação.

Uso em MCU
O “Software para registro espectral de misturas de corantes”, protocolado junto ao INPI sob o número 512023002221-7, foi arquitetado para ser instalado em microcontroladores (MCU), associado a sensor espectral. Deste modo, atua como uma etapa de coleta de dados espectrais de natureza multivariada, que são as informações de entrada para um segundo software que analisa os dados espectrais e possibilita determinar as concentrações individuais de corantes e uma mistura de três corantes.

Os inventores responsáveis pelo software são: Railson de Oliveira Ramos, Valber Elias de Almeida e David Douglas de Sousa Fernandes, estagiários de pós-doutorado na UEPB; o doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), Ediano Duarte de Lima; e os professores José Germano Veras Neto, dos Programas de Pós-graduação em Química (PPGQ) e em Ciências Farmacêuticas (PPGCF); José Félix de Brito Neto, do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA); Nadja Maria da Silva Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Tecnologias e Saúde (PPGCTS) e Wilton Silva Lopes, do PPGCTA.

O segundo registro intitula-se “Software de controle para reator fotocatalítico solar”, protocolado junto ao INPI sob o número 512023002233-0. Desenvolvido em ambiente C++, o software foi arquitetado para ser instalado em MCU, de modo que o algoritmo acessa as Entradas/Saídas de uso Geral (GPIO – General Purpose Input/Output) do MCU para coleta de dados e envio de comandos de controle.

O sistema possibilita a leitura de um sensor de fluxo solar que fornece informações de incidência solar no lado direto e esquerdo do equipamento, possibilitando direcionar a bandeja do coletor de fluxo solar de modo a maximizar a captação de energia. Ademais, o referido software também controla a intermitência de acionamentos de uma bomba de recirculação e de uma motor de agitação do tanque de equalização.

Os inventores responsáveis são: Leandro Santos da Silva, mestrando do PPGCTA; os Carlos Antônio Pereira de Lima, Geralda Gilvânia Cavalcante, e Keila Machado de Medeiros, professores do PPGCTA; e o pesquisador Carlos Christiano Lima dos Santos.

Aplicativo
O terceiro registro diz respeito a um aplicativo. Segundo os inventores, a utilização de aplicativos vem aumentando na prática médica diária, sendo fator indispensável para conhecer os riscos e benefícios do seu uso. Quando esses recursos são usados de forma consciente e objetiva, conseguem resultar em muitos benefícios no seguimento do paciente.

Durante sua pesquisa no PPGCTS, o professor do Departamento de Fisioterapia, Milton Antônio Gonçalves Oliveira, na busca por otimizar o gerenciamento dos plantões em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), desenvolveu o aplicativo “UTI Útil – Meu Plantão”, sob a orientação da professora Giselda Félix Coutinho, também do PPGCTS. O pedido de software foi protocolado no INPI sob o número 512023002493-7

O aplicativo foi desenvolvido com a finalidade de se adequar às regras de usabilidade, objetivando apresentar eficácia, eficiência e gerar satisfação ao usuário. O esperado é que possa ser facilmente inserido no contexto da UTI, para uso entre os profissionais médicos, pretendendo reduzir erros de comunicação nas passagens de plantão. Além disso, busca tornar mais prático e confiável o gerenciamento do plantão médico em UTI, pois acredita-se que possa proporcionar segurança na comunicação, implementando práticas que garantam a qualidade na assistência.

A Inovatec afirma que, em breve, estes softwares estarão disponíveis para uso e promoção de avanços da comunidade em geral. Segundo a Coordenadoria, tais soluções tecnológicas reforçam o compromisso da UEPB em oferecer conhecimentos e ferramentas inovadoras para as diferentes áreas do conhecimento, o que destaca uma universidade comprometida em compartilhar seus avanços com a comunidade, continuar investindo em pesquisas, desenvolver tecnologias nas diferentes áreas e buscando soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação/Creative Commons