CTIC informa sobre nova formatação para os laboratórios de informática do CCBS, CCT, CCSA e CEDUC

13 de julho de 2023

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa a comunidade universitária que, de acordo com o MEMO 28/2023 – CTIC/Reitoria, está preparando uma nova formatação dos laboratórios de informática instalados no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e no Centro de Educação (CEDUC).

A partir de agora, com intuito de otimizar os recursos e garantir uma maior estabilidade nas máquinas, decidiu-se realizar a formatação dos laboratórios de informática apenas duas vezes ao ano, ao final de cada semestre, respeitando sempre o calendário acadêmico da UEPB. Essa medida visa reduzir interrupções e oferecer um ambiente mais consistente para alunos e professores.

Assim, a CTIC solicita que as Coordenações dos referidos Centros de Ensino realizem junto aos professores uma análise criteriosa e identifiquem os softwares (sistema operacional, programas e recursos) essenciais para o bom andamento das atividades acadêmicas durante o semestre. Após, deve ser aberto um chamado de manutenção ao final do semestre com a lista de programas a ser instalado e o envio de uma máquina para o preparo da imagem contendo toda a instalação e posterior replicação nos demais computadores.

É importante ressaltar que não será feita a instalação de programas depois do início do período. Dessa forma, torna-se impreterível que as Coordenações planejem com antecedência e incluam na lista todos os programas necessários até o prazo estabelecido. Isso garantirá tempo hábil para preparação e configuração adequada os laboratórios.

A exceção será apenas para programas específicos e que possuem data fixa para serem disponibilizados, como por exemplo, o programa para envio da declaração de imposto de renda.