De 22 a 24 de junho: webinar discute os horizontes da Educação diante do enfrentamento à Covid-19

18 de junho de 2020

A pandemia da Covid-19 provocou grandes e profundas mudanças na sociedade e a Educação foi um dos setores profundamente afetados. Para que ela não interrompesse suas atividades pedagógicas e administrativas devidamente planejadas, universidades, centros universitários, faculdades e escolas se adaptaram e migraram para uma rotina pedagógica de emergência, determinada pelo Ministério da Educação (MEC), para a segurança da saúde de todos: estudantes, professores, técnicos administrativos e suas famílias.

O novo cenário fez o ensino e a aprendizagem mudarem. E uma pergunta surge: como será o “novo futuro” da educação pós-pandemia? Para que as Instituições de Ensino Superior e da Educação Básica possam se preparar e tenham acesso às informações mais atualizadas, considerando os pareceres do Conselho Nacional da Educação (CNE), as portarias do MEC, as notas do Ministério da Saúde e as decisões dos Tribunais Superiores, o CRUB, a ABIEE, a ABRUC, a ABRUEM, a ACAFE, a ANDIFES, a ANEC, a ANUP, o COMUNG e o FORCOM realizarão, de 22 a 24 de junho, o Webinar Internacional “Enfrentamentos à Covid-19: horizontes da Educação”.

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participará do webinar que, durante três dias, trará reflexões sobre novas perspectivas e discutirá as práticas e os estudos mundiais mais recentes para que reitores, dirigentes de instituições de ensino, diretores de escola, coordenadores, professores e corpo jurídico possam fazer o possível para voltar à presencialidade com o menor nível de risco. A proposta de um Protocolo Institucional de retorno às atividades escolares e acadêmicas, considerando que algumas instituições já começaram a implantar em suas unidades, antevendo retorno, também será compartilhado para inspirar quem ainda não os produziu.

Serão abordadas três dimensões que impactam diretamente na dinâmica da presencialidade, quais sejam: epidemiológica, pedagógica e jurídica. Os participantes do webinar ouvirão conferencistas nacionais e internacionais que atuam diretamente em cada uma dessas dimensões e que estão dedicados em trabalhos estratégicos e de pesquisa sobre a Covid-19. As inscrições para participação no evento podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico, clicando AQUI.

Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas no endereço eletrônico https://horizontesdaeducacao.org.br/.