Editora da UEPB disponibiliza seis lançamentos da campanha “Plante livros e colha mudanças”

29 de agosto de 2023

Apenas na última semana, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) lançou seis novos livros, que, segundo o setor, ajudam a pensar o Nordeste, o Brasil e o mundo. Os lançamentos fazem parte da campanha “Plante livros e colha mudanças”, iniciativa da Editora para incentivar a prática de leitura e valorizar os autores paraibanos, principalmente os professores e pesquisadores da Instituição.

“Do Lar à Cena”; “Estudos linguísticos, culturas e práticas educativas”; “Teoria social do método”; “Desenvolvimento regional no Brasil no século XXI”; “Os sertões dos cariris velhos da Parahyba do Norte”; “A viajante”; e “Escritos em meio ao foto”, são os novos livros, já disponíveis no site da EDUEPB e na plataforma Zenodo.

“Do Lar à Cena – Isto não é uma mulata, Violetas e algumas palavras sobre mulheres, teatro e política” é resultado de estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade, da autora Nayara Macedo Barbosa de Brito. “Estudos linguísticos, culturas e práticas educativas”, de José Domingos e Linduarte Pereira Rodrigues, traz trabalhos de pesquisadores brasileiros que atuam em instituições de ensino superior de todo país reunidos numa parceria com os estudantes e os pesquisadores do grupo de pesquisa TEOSSENO-CNPq-UEPB.

“Os sertões dos cariris velhos da Parahyba do Norte”, de Francisco de Assis Batista. Obra escrita por um acadêmico para um público leitor não necessariamente acadêmico, com texto livre de notas explicativas, de citações em excesso ou um texto em que o autor dá a sua interpretação acerca das experiências sociais e humanas focalizadas.

“A viajante – Igualdade de gênero menina-mulher violência não! Homens e mulheres empoderem-se!”. A obra de Sandra Rettemann traz poemas, poesia e orientações sobre a violência de gênero. “Teoria social do método”, de Fernando Pedrão traz a questão de método ao centro do debate.

“Desenvolvimento regional no Brasil no século XXI”, de Fernando Cézar de Macedo. A obra entrega ao público um texto de referência obrigatória para quem se ocupa da/com a economia brasileira contemporânea, tenta entender a geografia econômica de uma formação social semiperiférica e, sobretudo, milita no campo do “regional” no Brasil atual.

Texto: Juliana Rosas