Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança e-book sobre democratização do Ensino Superior

21 de dezembro de 2022

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba ((EDUEPB) acaba de lançar o livro digital “Democratização do Ensino Superior: equilibrando igualdade e diferença”, organizado pelas professoras Ivonildes da Silva Fonseca, vice-reitora da UEPB, e a professora Vaneide Lima Silva, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância. O e-book mostra que a educação realizada nas instâncias formais, informais e não formais é um lugar de transgressão, exercício de libertação e prática de humanização.

Já na apresentação, a obra mostra que a humanização é um dos maiores desafios de uma sociedade na construção de um amanhã que se planta, regado ao sabor de uma história que não tem donos e é tecida a muitas mãos. Adiante, os autores apontam que a ação afirmativa, especialmente na modalidade cotas para o acesso ao ensino universitário, é requisito fundamental.

O livro apresenta reflexões, debates e narrativas diversas que retratam partes do processo de reformulação de ações afirmativas na UEPB. Essas ações culminaram na implantação das cotas por marcadores sociais da diferença como garantia do direito ao acesso ao Ensino Superior para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, pessoas trans (transexuais, travestis e transgêneros) e pessoas com deficiência nos cursos de graduação e pós-graduação no âmbito da Universidade Estadual da Paraíba.

Os textos foram produzidos na forma de artigos, transcrição de palestras e relatos de experiência que evidenciam vivências, pesquisas de docentes ativistas, discentes, técnicas e técnicos de diferentes partes do Brasil em prol da implantação, ampliação ou fortalecimento da política de cotas, ora reformuladas pela UEPB. O livro digital revela ainda que para implantar o processo de reformulação na Instituição várias atividades foram desenvolvidas, entre elas o Seminário Interno Democratização do Ensino Superior: Cotas Raciais na UEPB e o II Seminário de Democratização do Ensino Superior na UEPB: equilibrando igualdade e diferenças – 150 anos da Lei do “Ventre Livre”, entre outras atividades.

Em síntese, a obra convida os leitores a uma reflexão crítica e atualizada das discussões da política de cotas na UEPB como parâmetro para outros saberes e fazeres de pesquisadores, estudioso e militantes na compreensão dos desafios enfrentados, mas é, sobretudo, da emergência de novas tessituras que apontem para o caminho do bem viver e de outro mundo possível. Para ter acesso ao e-book, bem como ao catálogo da EDUEPB, clique AQUI.

Texto: Severino Lopes