Editora da Universidade Estadual da Paraíba promove lançamento de dois dos seus mais novos livros

Editora da Universidade Estadual da Paraíba promove lançamento de dois dos seus mais novos livros
12 de março de 2024

Mostrar a mudança para um país que precisa de mudança. E o que aconteceu aos migrantes nordestinos em São Paulo? Estas frases sintetizam o objetivo e uma das perguntas dos livros lançados na tarde desta terça-feira (12), no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.

“Lição das Cisternas”, de Edgar Malagodi, e “Tecendo Vidas e Sonhos”, organizado por Marilda Menezes, são os livros da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) recém-lançados. Ambos são professores aposentados da UEPB. O professor Edgar contou que o livro é o resultado de anos de pesquisa prática e leituras sobre o tema. “Tentei sistematizar uma análise e ao mesmo tempo uma história completa do P1MC. É um livro didático não só em sentido que pode ser usado em sala de aula, mas também para o público que não tem conhecimento da cisterna e como é a vida do semiárido”, explicou o autor.

O docente refere-se ao Programa um Milhão de Cisternas (P1MC), iniciativa promovida pela Articulação do Semiárido (ASA) que visa melhorar a vida das famílias que vivem na Região Semiárida do Brasil, garantindo o acesso à água de qualidade. Em sua fala, durante o lançamento, em uma conversa mediada pela professora Elise Ramos, Edgar Malagodi que, no livro, quis “mostrar a mudança para um país que precisa de mudança”.

“Tecendo Vidas e Sonhos” foi publicado em parceria com a Editora Paco, tendo a professora Marilda Menezes como uma das organizadoras. A obra contém a publicação de entrevistas de histórias de vida realizadas de 1980 a 1984, durante pesquisa que resultou na dissertação da autora. “Essas entrevistas estavam lá guardadas há cerca de quarenta anos. Nos últimos anos, eu comecei a relê-las e fui sentindo a riqueza do que representava a voz dos agricultores e dos migrantes do Sertão que foram para o ABC e a riqueza da análise que eles faziam sobre a vida, sobre as condições de vida no meio rural, sobre a questão da agua, da seca, sobre a família”, relatou a autora.

Depois de um tempo, a professora Marilda animou-se a fazer uma seleção das entrevistas, editá-las e publicá-las em livro, “para tornar pública a voz daquelas pessoas, seja do campo seja da cidade, mais especificamente na região metropolitana do ABC paulista”, disse.

Presente ao lançamento estava o diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, que contou sobre a tradição de estudos rurais das universidades públicas da Paraíba, incluindo a UEPB. “A professora Marilda foi pioneira no Brasil em estudos de migração de nordestinos para São Paulo. E esta obra resgata um pouco a história dos estudos rurais. De um lado, os estudos migratórios, sobre o que aconteceu aos nordestinos que foram para São Paulo. Por outro lado, o aprofundamento dos estudos sobre água, um grande problema do Nordeste. E este livro resgata o lugar das cisternas no desenvolvimento rural”, comentou Cidoval sobre as suas obras lançadas: “Tecendo Vidas e Sonhos” e Lição das Cisternas, respectivamente.

Os livros encontram-se disponíveis gratuitamente, em formato e-book, no site da EDUEPB.

Texto e fotos: Juliana Rosas