EDUEPB lança livro com análise do período entre impeachment de Dilma Rousseff e ascensão de Jair Bolsonaro

23 de agosto de 2023

Acaba de ser lançado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) o e-book “Escritos em Meio ao Fogo“, do professor e historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. A obra faz uma análise entre o tempo histórico do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, e a ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro ao cargo de presidente. O livro digital reúne trinta artigos autorais, previamente publicados na coluna do autor no portal Agência Saiba Mais. O item já pode ser baixado gratuitamente na plataforma Zenodo, e já está disponível no site da EDUEPB.

Apresentando uma reflexão sobre um período conturbado e crucial na história do Brasil, a coletânea de textos é o resultado da compilação de trabalhos escritos durante o desenrolar desses eventos políticos marcantes, oferecendo uma visão analítica de um momento que envolveu profundas transformações no país.

“O livro é uma organização de 30 artigos que eu escrevi entre o período do processo de impeachment da Presidência de Dilma Rousseff, e a ascensão de Bolsonaro ao poder. Justamente eu enfrentando o desafio de um historiador que está acostumado e lidar com eventos que já acabaram e arriscar interpretar, ler e emitir opiniões sobre eventos que ainda estão em processo de acontecimentos. Por isso, que além das reflexões, os textos têm muito de intuição e reação emocional e aflitiva”, explicou o professor do Departamento de História, do Centro de Humanidades (CH).

Ele enfatizou que para historiadores, esse período foi um momento incrivelmente rico e tenso na história do Brasil, e por isso ele sempre teve a intenção de reunir esses textos e publicá-los na forma de um livro para dar a eles uma nova circulação e alcançar um público mais amplo.

“Escritos em meio ao fogo”, apresenta uma seleção de textos focados nas questões políticas desse período, mergulhando nas análises das mudanças sociais e políticas que marcaram esses anos. Desde a ascensão da extrema direita, o crescimento do antipetismo, a prisão do então ex-presidente Lula até a eleição de Bolsonaro, Durval Muniz aborda uma gama de tópicos fundamentais para compreender o cenário político brasileiro contemporâneo.

“Eu discuto os motivos da ascensão da direita, os motivos da derrota do PT em 2018, os motivos do antipetismo, o significado justamente da vitória de Bolsonaro, e, claro, discuto também o que levou o impeachment da presidenta Dilma e o que esse impeachment significou”, acrescentou.

O livro digital também inclui uma carta escrita pelo autor ao ex-presidente Lula quando ele foi encarcerado, além de artigos que abordam assuntos como as medidas do governo de Michel Temer, a reforma trabalhista e o crescimento da participação da extrema direita no país. Através desse olhar multifacetado, o leitor é convidado a entender não apenas os acontecimentos em si, mas também as forças subjacentes que moldaram o panorama político do Brasil.

Diretor da EDUEPB, professor Cidoval Morais, destacou a relevância da obra e recomendou aos leitores a conhecerem detalhes de um livro concebido no período da pandemia da covid-19. “São textos produzidos no contexto de uma pandemia que matou mais de 700 mil pessoas no Brasil, e de um governo de extrema direita, negacionista, misógino, autoritário, sem compromisso algum com a democracia. Estão imprensados de indignação, por um lado, e, por outro, de pertencimento às causas da mudança. “Escritos em meio ao fogo”, como bem destaca o título, os textos trazem, também, notícias de um mundo melhor. Emocionante, envolvente, pertencido e necessário”, disse.

Texto: Severino Lopes