Exposição Armorial 50 do Museu de Arte Popular da Paraíba recebe visita do governador da Paraíba

12 de junho de 2023

Na manhã da última sexta-feira (10), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, recebeu a visita do governador do Estado, João Azevêdo. Ele foi o visitante de número 5.902 da exposição Armorial 50, que está no Museu desde o mês de maio, e foi recepcionado pela reitora da Instituição, professora Célia Regina Diniz.

A comitiva do governador foi integrada pela primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, pelo vice-governador, Lucas Ribeiro, pela senadora Daniela Ribeiro, e pela deputada estadual Eva Gouveia. O grupo também foi acompanhado pelo diretor do MAPP, professor José Pereira da Silva, o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, a coordenadora educativa do MAPP, Fabiana Almeida, e a professora do Câmpus V, Marta Simone.

O governador conferiu uma a uma, nas três galerias do MAPP, 140 obras de artistas como Ariano Suassuna, Miguel dos Santos, Gilvan Samico, Zélia Suassuna, J.Borges e Fernando Lopes da Paz. Na oportunidade, João Azevêdo destacou a importância de Ariano Suassuna e disse que há muito tempo admira o Movimento Armorial, em todas as suas expressões. Ele afirmou, também, que visitar a exposição foi uma experiência fantástica e fez um convite para que as pessoas compareçam ao Museu para conhecer melhor Ariano e tudo o que o artista conseguiu produzir. “O Movimento Armorial trouxe a identidade real do povo nordestino, através da dança, da música, de todas as formas de arte. Isso é a nossa história”, enfatizou.

A exposição – que conta com o apoio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – tem curadoria de Denise Mattar, com consultoria de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, e do professor Carlos Newton Júnior. Já recebeu desde sua estreia, em 18 de maio, ou seja, em menos de um mês, quase seis mil pessoas. Assim, em meio às festas juninas, configura-se como mais uma ótima atração na cidade, superando, segundo o diretor do MAPP, todas as expectativas.

Já passaram pelo Museu, por exemplo, a atriz global Fabiana Karla, Marcelo Souza – filho do criador da Turma da Mônica”, o cartunista Maurício de Souza – e o cantor e compositor Capilé, além de muitos estudantes e gente de vários lugares interessada em reviver ou conhecer o Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna e um grupo de artistas em 1970, com o desafio de unir, em uma nova experiência cultural, a arte erudita e a arte popular.

A produtora e idealizadora da Mostra, Regina Godoy, revela que tinha absoluta certeza de que a chegada da Mostra ao Nordeste seria uma grande celebração. “Desde o início, a nossa ideia era essa, trazer para cá, e agora isso está acontecendo de uma forma muito empolgante e satisfatória”, comenta, lembrando que o evento já passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, atraindo mais de 250 mil pessoas. Ainda este ano segue para o Recife.

Além da exposição, a Mostra dispõe de encontros musicais e Diálogos Petrobras sobre Arte Armorial. Esses dois eventos ocorrerão, respectivamente, em julho e agosto. O acesso é gratuito e os ingressos podem ser obtidos através da plataforma Sympla, AQUI.

Texto: Oziella Inocêncio (com informações de Capibaribe Conteúdo)