Grupo de Didática promove 1º Seminário Internacional com abordagem na aprendizagem da Matemática

11 de agosto de 2023

O Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, no dia 6 de setembro, seu 1º Seminário Internacional. O evento tem por objetivo refletir e sugerir caminhos para a pesquisa em Didática da Matemática, com os temas, aspectos invisíveis na aprendizagem da Matemática, formulação e resolução de problemas matemáticos, a formação de professores de Matemática e o desenvolvimento tecnológico social neste momento pós-pandemia da covid-19.

O seminário será realizado de forma on-line e é organizado pela professora Kátima Maria de Medeiros. Ele contará com conferências e mesas-redondas. A conferência de abertura será ministrada pela professora Nélia Maria Pontes Amado, da Universidade do Algarve (Portugal). Em sua abordagem ela pretende destacar que a pesquisa em Educação Matemática tem, tendencialmente, o foco nos aspectos cognitivos e, raramente, nos aspectos afetivos.

Já conferência de encerramento terá como tema “Didática da Matemática e os Desafios de Desenvolvimento Tecnológico: reflexão sobre o Ensino da Matemática no pós-covid 19 em Angola”, ministrada pelo professor Alberto Domingos Jacinto Quitembo, da Universidade Katyavala Bwila (Angola).

Ao todo, oito palestras estão programadas para acontecer durante o Encontro. Informações detalhadas do evento, assim como, as formas de participação podem ser obtidas neste endereço eletrônico.

Texto: Severino Lopes