Grupo de Estudo promove curso de extensão sobre leitura de textos de autoria feminina na interface Literatura e Filosofia

14 de agosto de 2023

O Grupo de Estudo: Benditas escritas transgressoras, do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, a partir do próximo dia 25 de agosto, a terceira fase do Curso de Extensão: Leitura de textos de autoria feminina na interface literatura e filosofia”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas on-line, até 20 de agosto, por meio deste formulário.

O curso tem como objetivo ler e fomentar a discussão sobre textos escritos por mulheres. Nesta terceira extensão serão discutidas e analisadas obras das autoras contemporâneas Conceição Evaristo e Adriane Garcia, especificamente poemas e excertos dos livros “Poemas da recordação e outros movimentos”, “Histórias de leves enganos e parecenças” e “Olhos d’água”, de Evaristo e Eva-proto-poeta, e “A bandeja de Salomé”, de Garcia.

Segundo a coordenadora do Grupo, a professora Maria Simone Marinho Nogueira, o objetivo é não apenas realizar uma leitura analítica dos referidos textos, mas também apresentar discussões que possibilitem compreender como os mesmos, através da escrita de autoria feminina, proporcionam um “outro olhar” sobre o sagrado, evidenciando perspectivas literárias, teológicas e filosóficas que contemplam personagens e culturas à margem dos discursos hegemônicos, em especial no que diz respeito às mulheres.

O curso tem como público-alvo, diretamente os estudantes que fazem parte do Grupo, bem como discentes das graduações em Filosofia e em Letras da UEPB e do PPGLI. Estudantes de outras universidades interessados também poderão participar. O curso será realizado no período de 25 de agosto até 27 de novembro, com encontros quinzenais, de forma remota, às sextas-feiras, das 17h às 18h. A carga horária é de 45 horas, sendo 28 horas síncronas e 17 horas assíncronas. É preciso participar de pelo menos cinco encontros para ter direito ao certificado.

Texto: Severino Lopes