Jornalista e professor aposentado de Comunicação ministra palestra sobre história da imprensa na Paraíba

15 de agosto de 2023

Como parte das comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o jornalista e professor aposentado da Instituição, Gilson Souto Maior, ministrará uma palestra com abordagem sobre a história da imprensa na Paraíba.

A conferência, destinada especificamente para os estudantes de Jornalismo da UEPB, será realizada nesta quarta-feira (16), às 9h, no Auditório I da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire no Câmpus de Campina Grande. O jornalista, com larga experiência na imprensa paraibana, foi convidado pelos professores Roberto Faustino e Cidoval Morais.

A conferência será mediada pela ex-aluna e atual professora substituta do curso, Elane Gomes, e marcará o lançamento do livro “História da Imprensa da Paraíba: jornais e revistas’, trazendo a história do jornalismo impresso paraibano”, de autoria de Gilson Souto Maior.

Durante o evento, o professor pretende apresentar detalhes da coleta de informações e os bastidores da produção do seu mais recente livro. O trabalho, já lançado em João Pessoa, é uma produção em parceria entre a Editora A União, Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

“Eu vou participar dessa palestra para falar um pouco sobre o meu recente trabalho. Eu vou aproveitar para falar não somente pelo trabalho que realizei nesta pesquisa e o objetivo, mais também, falar sobre o jornalismo como um todo hoje, com a experiência que eu tenho”, adiantou.

Segundo o autor, o livro abarca as principais épocas dos jornais impressos no estado, desde a Gazeta do Governo da Parahyba do Norte, em 1826, até a atualidade. Ele retrata os inúmeros jornais impressos no século 19, no século 20, com a Revolução de 1930, e o período de 1950 a 1990, com o lançamento de diversos nomes no âmbito político.

“História da Imprensa da Paraíba: jornais e revistas”, traz mais de 800 imagens e ilustrações das capas dos periódicos, citando os veículos de comunicação, jornalistas de destaque e a evolução dos equipamentos tecnológicos utilizados pelas redações ao longo dos anos. Ele também vai aproveitar a ocasião para falar para os futuros jornalistas da sua experiência nas diversas emissoras de rádio e TV da Paraíba, bem como, nas redações de jornais aonde atuou por vários anos. Após a explanação, o jornalista pretende abrir espaço para perguntas dos estudantes.

“Eu vou bater um papo com os estudantes e me colocar à disposição dos amigos para responder algumas indagações. Eu me aposentei recentemente, então será um encontro com esses novos discentes na nossa UEPB”, frisou.

Gilson Souto Maior foi estudante da turma pioneira do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da UEPB, e um dos primeiros professores contratados pela Instituição, tendo ocupado ao longo de vários anos, diversos cargos no Departamento de Comunicação (DECOM), a exemplo de coordenador de Curso e chefe de Departamento.

Texto: Severino Lopes