Laboratório de Línguas abre inscrições para curso de Libras direcionado a servidores do Câmpus I

18 de abril de 2024

O que você sabe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Já encontrou algum falante de Libras pela Instituição? O Projeto Laboratório de Línguas, da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está ofertando o curso de Libras para servidores da Instituição. As inscrições estão abertas de 17 a 19 de abril, das 14h às 16h, na sala 218A da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande.

O curso está sendo oferecido gratuitamente e, para a inscrição, é necessário preencher um formulário presencialmente e apresentar uma declaração de vínculo com a UEPB. As aulas ocorrerão uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, com duas horas e meia de duração. O curso Libras I vai de 26 abril a I em 14 de junho. O curso Libras II será oferecido no semestre 2024.2.

A ministrante será a intérprete de Libras Jeane Leal, funcionária do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UEPB. Jeane se declarou uma apaixonada pelas Libras, pelo universo das pessoas surdas e disse que a importância de aprender a língua de sinais é poder se comunicar minimamente com alguém que só se comunica por este meio.

Essa necessidade de que servidores da UEPB pudessem se comunicar com falantes de Libras foi percebida pelo Projeto Laboratório de Línguas. Jeane relatou que há, no momento, 10 estudantes surdos de três diferentes câmpus, tanto na graduação como na pós-graduação. Estes discentes frequentam os cursos normalmente e contam com a ajuda dos intérpretes na hora das aulas. Existem também docentes surdas, que dão aulas de Libras, disciplina obrigatória para cursos de Licenciatura, além de pessoas com deficiência auditiva oralizadas, ou seja, que se comunicam de forma oral, ou com implante coclear.

Dar um suporte para estudante ou professor surdo, ajudar em informações básicas, manter a comunicação mínima. Essas são alguns fatos apontados como relevantes por Jeane Leal para aprender Libras. “É de fundamental importância este conhecimento. Estamos numa instituição que está abraçando diversas pessoas, a diversidade humana é gigante e por que deixar de fora a língua de sinais?”, pergunta e relata a intérprete.

Libras
A Língua Brasileira de Sinais é a língua oficial da comunidade surda brasileira. É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais as chamadas expressões não manuais. Os sinais utilizados substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva.

Texto: Juliana Rosas