Livro que propõe uma ressignificação do processo de alfabetização numa perspectiva coletiva é lançado na UEPB

14 de outubro de 2022

Uma experiência em campo, que identificou desafios antigos e resultou numa educação transformadora e participativa. Será na terça-feira (18), às 14h, no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o lançamento do livro “O que aprendi hoje: ressignificando a alfabetização no sentido de uma práxis educativo-coletiva”, de autoria da professora Isabel Regina Araújo Sobral.

O livro que propõe uma reflexão sobre a forma de alfabetizar sob nova perspectiva será lançado nas versões e-book e impresso, é resultado da dissertação de mestrado desenvolvida pela autora no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP) da UEPB. Trata-se de coedição com a Livraria da Física e deve ser publicada brevemente no Scielo Books. O e-book já está disponível na plataforma Zenodo e uma tiragem do livro impresso foi distribuída pela autora e Grupo de Pesquisa-Ação Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva.

Para aplicar a pesquisa, a professora levou em conta os desafios existentes no processo educacional como as fragilidades relacionadas à formação inicial e continuada de professoras, questões inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, obstáculos de ordem político-institucional, dificuldades geradas pelas condições de vida dos profissionais de educação, dos estudantes e familiares. Diante de tantos problemas difíceis de serem equacionados no ambiente escolar, a autora buscou em sua pesquisa rever algumas das práticas pedagógicas desenvolvidas, especificamente no âmbito do processo de alfabetização de crianças na Rede Pública de Ensino do Município de Alagoa Grande (PB).

Para isso ela procurou arregimentar uma peculiar mediação educacional que pudesse ultrapassar o caráter irrefletido das práticas pedagógicas desenvolvidas até então, cuja perspectiva incidiria em propiciar possíveis ressignificações e uma inflexão no sentido verdadeiramente coletivo. De uma qualidade capaz de intensificar o processo de aprendizagem a ponto de sobrepujar os objetivos estritamente planejados com a produção de um excedente educacional, inclusive extrapolando as limitações da ambiência da sala de aula e da escola em questão.

A Coleção Práxis Educativo-Coletiva tem como objetivo publicar os saberes produzidos no âmbito do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva (FPPEC/DGP/CNPq), constituído a partir do Convênio de Mútua Cooperação Acadêmica e Técnico-Científica, firmado entre a Universidade Estadual da Paraíba (e a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). Deste convênio também emergiu um intercâmbio entre educadores e pesquisadores, com destaque para os estudos desenvolvidos junto ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB).

As pesquisas do Grupo em foco consideram as possibilidades de aplicação e implementação de uma determinada proposta pedagógica, que tem por referência (orientação) e fundamento (base) os cinco saberes da Práxis Educativo-Coletiva.

Texto: Severino Lopes