Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre inscrições para nova turma com 10 vagas para a UEPB

25 de setembro de 2023

A Comissão de Seleção do Polo 048 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) abriu um novo processo seletivo para formação de turma para o ano de 2024. Para esta seleção estão sendo oferecidas 10 vagas para a= Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, incluindo o percentual exigido no edital para as ações afirmativas e as reservadas para a ampla concorrência. A inscrição pode ser feita on-line, até o dia 15 de outubro, no endereço eletrônico http://www.sbfisica.org.br/mnpef.

O processo seletivo será realizado em um dos dois grupos: Para o Grupo 1, a primeira etapa consistirá de uma prova escrita nacional, enquanto para o Grupo 2 a primeira etapa consistirá de uma prova de análise de currículo, e a segunda etapa consistirá de uma prova de defesa de memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

O Grupo 1 é destinado à ampla concorrência e os candidatos aprovados preencherão 70% das vagas disponíveis no polo. O Grupo 2 é destinado a docentes, com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula e portadores de diploma de Licenciatura em Física e/ou Ensino de Ciências. Os candidatos aprovados neste Grupo preencherão 30% das vagas disponíveis em cada polo.

As matrículas de novos estudantes do Programa somente serão confirmadas após cadastro obrigatório dos mesmos na Plataforma de Educação Básica da Capes, acessada pelo seguinte endereço eletrônico: https://eb.capes.gov.br/. As aulas presenciais dos alunos ingressantes pelo presente edital ocorrerão em turno integral, às sextas e sábados, nos períodos indicados.

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um curso de pós-graduação stricto sensu em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ofertado em Polos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O MNPEF é coordenado por uma Comissão de Pós-graduação, que designa a Comissão de Seleção Nacional para dar andamento ao processo seletivo nacional de que trata este edital. A Secretaria do Polo 048 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física está localizada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Câmpus I. Confira os editais nos links abaixo.

MNPEF – Turma 2024 – Polo 48 – Edital Nacional
MNPEF – Turma 2024 – Polo 48 – Edital Local