Núcleo de Acessibilidade e Inclusão realiza no Câmpus de Campina Grande a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência

12 de setembro de 2023

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba UEPB) realizará de 18 a 22 de setembro a 1ª Semana da Pessoa com Deficiência do Câmpus I da Instituição. O evento, organizado no formato presencial e remoto, contará com palestras, oficinas e mesas redonda, abrangendo diversas áreas do conhecimento referente às deficiências. As atividades serão transmitidas pelo YouTube no canal Rede UEPB. As inscrições podem ser feitas neste endereço eletrônico.

O evento será aberto às 9h, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, com a mesa redonda “A inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior”, a ser ministrada pela professora Adenise Queiroz. À tarde está prevista a oficina “O trabalho escolar na educação Infantil e nos anos Iniciais do ensino fundamental com as crianças com Deficiência Múltiplas”, ministrada pela professora Fabiola Mônica da Silva Gonçalves. O público alvo são os estudantes de licenciaturas e professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Também consta na programação a palestra “A inclusão da pessoa com deficiência no Ensino Superior”, ministrada por Hellosman de Oliveira Silva, que acontecerá na segunda-feira (18), a partir das 18h30, de forma remota. A 1ª Semana da Pessoa com Deficiência na Instituição segue na terça-feira (19), estendendo-se até o dia 22 de setembro, com mais palestras, oficinas e mesas redondas.

O NAI da UEPB tem como missão realizar um atendimento sócio pedagógico que garanta o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades para estudantes matriculados na Universidade Estadual e em suas instituições parceiras, na busca da superação de barreiras, ampliação e consolidação da cidadania. A programação do evento pode ser conferida AQUI.

Texto: Severino Lopes