NUHLC promove Seminário História, Contemporaneidade e Multiplicidades com mesas redondas e minicursos

18 de agosto de 2021

O Núcleo de História e Linguagens Contemporâneas, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), o 1º Seminário Nacional do NUHLC: História, Contemporaneidade e Multiplicidades. Em sua 1ª edição, o Seminário que será realizado de forma virtual devido a pandemia, contará com quatro mesas redondas e cinco minicursos.
O evento será aberto às 9h com a mesa redonda “O Neoliberalismo e suas ressonâncias na América Latina. Essa atividade contará com a participação dos professores Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Hernán Ramírez, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Tiago Bernardon, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); com a mediação do professor José Adilson da UEPB.
O evento terá ainda as mesas redondas “Os fascismos em nossa época”; “Escrita da História e subjetividades contemporâneas”, e “O Ensino de História e seus desafios em tempos de pandemia e negacionismo”. O Seminário também será marcado pela realização dos minicursos “Isso não te dá medo? O uso dos testemunhos de eventos traumáticos no ensino da história”, a ser ministrado pela professora Alana de Moraes do (NUHLC-UEPB); “Competências socioemocionais: urgência na escola que nem crítica consegue apagar”, ministrado pela professora Auricélia Lopes Pereira, também da UEPB; e “Pós-estruturalismo e escrita da história: crítica do sujeito e ética da escrita em Foucalt e Deleuze”, que terá como ministrante o professor José dos Santos Costa Júnior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do NUHLC-UEPB.
Haverá ainda o minicurso “As mulheres e a pandemia no Brasil”, a ser ministrado pela professora Maria do Socorro Cipriano, da UEPB, e “Ensino de História e a desnaturalização do gênero e da sexualidade: por uma educação pela e para a empatia”, que será ministrada pelas professoras Cibelle Jovem Leal, da UEPB, e Liélia Barbosa de Oliveira, do Centro Universitário de Patos (UNIFIP/FIP).
O Núcleo de História e Linguagens Contemporâneas é vinculado ao Departamento de História da UEPB. Confira a programação completa clicando AQUI.
Texto: Severino Lopes