Prazo para chamada de trabalhos da 6ª edição da Grão Fino Semana de Fotografia vai até o dia 10 de outubro

26 de setembro de 2023

Estão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições de trabalhos acadêmicos para apresentação e publicação na 6ª edição da “Grão Fino – Semana de Fotografia”, evento promovido pelos cursos de graduação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Não será cobrada taxa para submissão de trabalhos e as apresentações serão realizadas em formato on-line.

O evento prevê a submissão de dois diferentes tipos de textos acadêmicos, o artigo científico e o relato de experiência. O objetivo é permitir a divulgação de dados de pesquisas acadêmicas que tratam da fotografia como objeto de estudo, mas também conferir visibilidade para projetos e iniciativas que utilizam a fotografia como elemento central em atividades de extensão, artísticas, pedagógicas ou profissionais.

Os autores poderão optar entre três diferentes linhas temáticas, organizadas a partir de Grupos de Trabalhos, são eles: GT-1: Fotografia documental, GT-2: Fotografia Contemporânea e GT-3: Fotografia e educação. As ementas dos GTs, as regras para publicação e o modelo (template) do artigo estão disponíveis no site oficial do evento: www.graofinofoto.com.br. O envio dos artigos será realizado por meio da plataforma Even3, na página www.even3.com.br/graofino2023.

A divulgação da lista de trabalhos aceitos está prevista para 27 de outubro. Todos os artigos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do evento, com ISSN nº 2675-8989. A apresentação dos trabalhos será realizada em formato on-line, com o objetivo de facilitar a participação de pesquisadores de todas as partes do país. Mas outras etapas da programação serão promovidas de modo presencial, a exemplos das palestras, debates e oficinas.

Em 2023, a Grão Fino vai integrar a programação do III Congresso Universitário da UEPB. O evento conta ainda com o apoio do projeto de Extensão Coletivo F8 e a parceria da Mega Álbum Encadernações Fotográficas. Outras informações podem ser obtidas no perfil do evento no Instagram.

Confira a seguir o cronograma da Chamada de Trabalhos da 6ª Grão Fino:
10/10/23 – Encerramento do prazo de submissão de trabalhos
27/10/23 – Divulgação dos aceites
08/11/23 à 10/11/23 –Realização dos GTs (On-line)
30/11/23 – Prazo para envio de versão final revisada (opcional)
12/22 – Publicação dos anais no site oficial da Grão Fino (com ISSN)